Dúvidas Frequentes®

Selecione o tema abaixo e veja as perguntas frequentes relacionadas a seguir:

 

Admissão de empregados

Como é realizada a contratação dos empregados da IMBEL?

A contratação se dá por meio de aprovação no concurso público e serão regidos pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, por meio de contrato experimental de 45 dias, prorrogáveis por igual período. Desse modo, o empregado será submetido à avaliação, na qual se definirá a conveniência ou não da sua permanência no Quadro de Pessoal da Empresa, em conformidade com a CLT e com o Regulamento de Pessoal da IMBEL.

Quais documentos deverão ser apresentados no ato da contratação?

Os candidatos convocados deverão apresentar documentação que comprove o atendimento aos requisitos estabelecidos no edital de concurso (formação escolar e tempo de experiência exigida) na data marcada pela convocação. O candidato que não apresentar sua documentação no prazo estipulado ou apresentar documentação que não comprove os requisitos básicos exigidos será desclassificado. O convocado deverá apresentar, também, documentação comprobatória de período de experiência anterior no cargo.

Quais são as exigências a respeito dos comprovantes de conclusão dos cursos para admissão?

Os comprovantes de conclusão dos cursos para comprovação dos requisitos de formação escolar exigidos no edital do concurso público deverão ser oriundos de instituições de ensino reconhecidas e observadas as normas que lhes regem a validade.

Possuo formação escolar superior àquela exigida para ocupar o cargo em que fui aprovado. Haverá problemas para a minha contratação?

A IMBEL poderá aceitar e validar a sua aprovação no concurso público, desde que o conteúdo programático do seu curso de formação superior abranja o conteúdo programático da formação escolar mínima exigida para o emprego.

A IMBEL exige tempo de experiência anterior para contratação de novos empregados?

Em alguns empregos é exigido tempo de experiência mínima de 6 (seis) meses, conforme dispõe a Lei Federal no 11.644, de 10 de março de 2008. O tempo de experiência exigido deverá ser comprovado obrigatoriamente, no exercício da atividade correlata ao cargo pleiteado, sendo válido para contagem o tempo de estágio ou qualquer tipo de bolsa na atividade específica. Comprovações do tempo de experiência exigida feitas com declarações serão submetidas à avaliação/validação por parte da Consultoria Jurídica da IMBEL. O tempo de experiência prestado como autônomo poderá ser comprovado por meio de apresentação de contratos e (ou) recibos de pagamento de autônomo (Recibo de Pagamento a Autônomo – RPA) comprobatórios de prestação de serviço no exercício da profissão requerida.

Quais documentos são necessários para comprovação do tempo de experiência?

A comprovação de tempo de experiência deverá ser feita mediante apresentação de cópia da CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social (folha de identificação onde consta número e série, folha de contrato de trabalho e folhas de alterações que constem mudanças de emprego), da declaração do Órgão ou Empresa em papel timbrado com carimbo do CNPJ ou da certidão de tempo de serviço assinada por responsável habilitado, que contenha o período de início e término do trabalho realizado. Em caso de empresa extinta, apresentar também documentação comprobatória da extinção.

Como está o andamento das convocações de candidatos aprovados no Concurso Público nº 01/2016 da IMBEL?

O andamento das convocações poderá ser visualizado clicando aqui.

Quero enviar meu currículo para concorrer a uma vaga de estágio na IMBEL. O que devo fazer?

Os currículos deverão ser encaminhados ao setor de Recursos Humanos da Unidade de interesse, cujo o telefone de contato poderá ser encontrado no espaço "Fale Conosco".