ptenes

QUEM SOMOS

A Indústria de Material Bélico do Brasil – IMBEL® foi criada em 14 de julho de 1975, por intermédio da Lei nº 6.227. Ela é uma Empresa Pública dependente, com personalidade jurídica de direito privado, vinculada ao Ministério da Defesa por intermédio do Comando do Exército. Regredindo no tempo, podemos estabelecer como sua gênese a chegada da Família Real na Colônia ultramarina em 1808, evento que possibilitou o estabelecimento da primeira unidade fabril estratégica do Brasil, a Real Fábrica de Pólvora da Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro. Em cerimônia realizada no Ministério da Defesa, em 2013, a IMBEL® recebeu o título de "Primeira Empresa de Defesa do Brasil". A IMBEL é constituída por 05 (cinco) unidades de produção localizadas no Rio de Janeiro (RJ), Magé (RJ), Juiz de Fora (MG), Itajubá (MG) e Piquete (SP). A sede da empresa está instalada no QG do Exército em Brasília (DF). A IMBEL fabrica armas, munições, explosivos e outros itens e equipamentos importantes destinados às áreas de Defesa e Segurança.

Institucional

Missão

“Fornecer soluções de defesa e segurança com elevado conteúdo tecnológico, mantendo-se apta a atender à mobilização industrial e a fomentar a indústria nacional de defesa.”

Visão

“Ser reconhecida no mercado nacional e internacional como uma empresa de excelência no desenvolvimento, fabricação e fornecimento de soluções de defesa e segurança.”

Valores

Todos os integrantes da IMBEL devem ter como guias os comportamentos, atitudes e decisões definidos e sustentados por:

  • Comprometimento
  • Criatividade
  • Eficiência
  • Foco no cliente
  • Integridade
  • Segurança
  • Sustentabilidade
  • Valorização das pessoas

Unidades

Nossa localização

Para fins de designação, o termo Sede - Brasília refere-se às instalações da IMBEL® no Quartel General do Exército (QGEx), onde se encontra a principal estrutura administrativa da Empresa. Parte da administração da empresa encontra-se em Piquete-SP, estrutura que recebe a denominação de Sede-Piquete, cujos encargos estão migrando, gradativamente, para a Sede-Brasília. A IMBEL®, desde a sua criação em 1975, adotou, nas diversas fases de sua evolução, modelos diferentes de gestão. Isso explica por que, ainda hoje, alguns órgãos administrativos e operacionais da Empresa não estão localizados na Sede-Brasília, mas, sim, em Piquete, tal como a Diretoria Industrial.

ENDEREÇO: Avenida do Exercito CEP: 70630-901 Setor Militar Urbano Brasília-DF

A Fábrica da Estrela destina-se à fabricação de explosivos em geral, seus acessórios e pólvora negra. Um dos principais produtos produzidos pela fábrica é o RDX, explosivo básico das composições da carga de ruptura das espoletas de munições da artilharia, além de explosivo carbonitrato, emulsão explosiva, reforçadores, cápsulas iniciadoras e artifícios traçantes. Ela foi transferida em 1824 do Rio de Janeiro para a atual localização, com a denominação de Real Fábrica de Pólvora da Estrela, por Decreto de D. Pedro I. A estrutura industrial da UP é constituída por 03 (três) unidades fabris, sendo que a de RDX (sigla em inglês de um tipo de explosivo- Research Department X) é a única da América Latina.

ENDEREÇO: Pç. Mal. Angelo M. de Morais, s/nº - Vila Inhomirim CEP: 25935-000 Magé-RJ

A Fábrica de Itajubá - FI foi inaugurada em 1934, com a denominação de Fábrica de Canos e Sabres para Armamento Portátil. A FI dispõe de um centro de desenvolvimento de engenharia industrial totalmente informatizado, o que garante à UP excelentes condições de produção. Até recentemente, a FI foi parceira da Springfield Armory, IL EUA, empresa que supria o mercado norte americano de competição e a tradicional agência de segurança, o Federal Bureau of Investigation (FBI), com as consagradas pistolas 1911-A1 calibre .45. Dentre os produtos da UP de Itajubá destacam-se: os fuzis .308 AGLC (Sniper); a linha de fuzis e carabinas 5,56 IA2; pistolas .45, .40, 9mm; e .380; e as facas IA2 e Amazônica.

ENDEREÇO: Av. Cel. Aventino Ribeiro, 1099 – Bairro Imbel CEP: 37501-345 Itajubá-MG

A fábrica entrou para a história da cidade de Piquete-SP, em 1902, após os primeiros estudos coordenados pelo Marechal Medeiros Mallet para a construção de uma fábrica de pólvora sem fumaça. Dentre seus principais produtos destacam-se: nitrocelulose (colódio, alta e baixa nitração); trinitrotolueno (TNT); nitroglicerina; gelatina explosiva; pólvora de base simples; pólvora de base dupla; éter sulfúrico; plastex; dinamites gelatinosas; grãos propelentes base dupla; e abrigos temporários de alto desempenho.

ENDEREÇO: Av. 15 de março, s/nº - Portão da Limeira CEP: 12620-000 Piquete-SP

Teve sua pedra fundamental lançada em 09 de Agosto de 1934, com o nome de Fábrica de Estojos e Espoletas de Artilharia (FEEA). A FJF possui tecnologia própria para a fabricação de materiais de emprego militar. A FJF produz munições para morteiros 60, 81 e 120mm, para canhões de 90mm e para obuseiros 105 e 155mm; Motor Foguete SBAT 70 M4B1 e Cabeças de Guerra AP e AC.

ENDEREÇO: Av. Pres.Juscelino Kubitschek, 7500 Bairro Benfica CEP: 36090-060 Juiz de Fora-MG

A Rede Elétrica Piquete - Itajubá (REPI) foi inaugurada em 8 de dezembro de 1932. Com a criação da Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), em 1975, a usina passou a atender às Fábricas Presidente Vargas (FPV) e de Itajubá (FI), localizadas em Piquete e Itajubá, respectivamente. Hoje, a REPI fornece energia exclusivamente à Fábrica de Itajubá (FI), a qual está vinculada administrativamente, integrando a Divisão de Geração de Energia da Fábrica de Itajubá e mantendo uma capacidade geradora, com potencial instalado de 3,4 MW. Desde junho de 2012 encontra-se associada ao Sistema Interligado Nacional (de energia elétrica), permitindo a geração de energia para o consumo da FI e a venda do excedente ao mercado.

 

A Fábrica de Material de Comunicações e Eletrônica (FMCE) tem suas origens na Fábrica de Material de Transmissões (FMT), designada, a partir de 04 de outubro de 1939, Fábrica de Material de Comunicações (FMC). Atualmente, a FMCE está desenvolvendo rádios de campanha para o Exército, como a linha MALLET e RONDON, e produzindo o Transceptor Portátil Pessoal 1400 destinado às ligações em operações militares e de segurança pública.

ENDEREÇO: Rua Monsenhor Manoel Gomes, 520 – Caju CEP: 20931-670 Rio de Janeiro-RJ