Na manhã do dia 02 de abril foi oficialmente aberta a 12ª edição da LAAD Defence & Security, a mais importante Feira de Material de Defesa e Segurança da América Latina, que ocorreu no Riocentro, no período de 2 a 5 de abril.

A cerimônia de abertura contou com a presença do Presidente da República em exercício, Gen Ex Antonio Hamilton Martins Mourão, do Ministro da Defesa, Gen Ex Fernando Azevedo e Silva, além dos Comandantes das Forças Armadas e de outras autoridades civis. Ato contínuo, foi dado início à visitação da Feira, onde mais de 450 expositores nacionais e estrangeiros divulgaram suas marcas, serviços e produtos em 4 pavilhões daquele centro de exposições. Até o seu encerramento no dia 5 de abril, compareceram à Feira 195 delegações oficiais provenientes de 80 países e cerca de 40.000 visitantes.

A IMBEL se fez presente na LAAD/2019, ocupando um estande com cerca de 120 m2, que foi visitado por diversas autoridades, tais como: o Ministro da Defesa, Gen Ex Fernando; o Ministro da Justiça, Dr Sérgio Moro; o Cmt do EB, Gen Ex Leal Pujol; o Comandante Logístico do Exército, Gen Ex Barcelos; o Comandante de Operações Terrestres, Gen Ex Freitas; o Secretário de Economia e Finanças do Exército, Gen Ex Amaro; o Chefe de Logística e Mobilização do Ministério da Defesa, Gen Ex Laerte; os Secretários de Segurança Pública de São Paulo, Gen Ex Campos, e do Espírito Santo, Dr Roberto Sá, dentre outras personalidades.

Vista do estande da IMBEL

Comandante do Exército - Gen Ex Leal Pujol

Ministro da Defesa - Gen Ex Fernando

Ministro da Justiça e Segurança Pública - Dr Sérgio Moro

Na oportunidade, a IMBEL expôs seus consagrados produtos e apresentou algumas novidades que irão se somar ao seu portfólio: a carabina e o fuzil 7,62 IA2, esse último em avaliação no Centro de Avaliações do Exército (CAEx), completando a linha de produtos IA2; o Fz AGLC .308 em polímero, um projeto ainda em desenvolvimento na Fábrica de Itajubá; a Central de Interoperabilidade Modular CIM-2000, que permite a integração de rádios de diferentes fabricantes, operando em faixas de frequências distintas e composta por roteador iP, computador de missões, gerenciador de imagens, rádio HF e intercomunicador analógico para a comunicação da tripulação de um veículo/blindado; e o Rádio Rondon TRC-1222 multibanda RDS, nas versões Hand Held e veicular.

Protótipo Fuzil AGLC .308 em polímero

Central de Interoperabilidade Modular CIM-2000

Rádio Rondon TRC 1222

Fuzil 7,62 IA2

Durante a Feira também foi realizado o lançamento do rastreador de explosivos desenvolvido pela empresa META, em parceria com a IMBEL, um novo aliado dos órgãos de segurança pública no combate e na dissuasão de ações criminosas com emprego de explosivos. O novo sistema se baseia na adição ao explosivo de nano partículas de cerâmica que suportam temperaturas de até 2000º C e que são sensibilizadas por um marcador que emite um feixe de luz com frequência específica para cada lote produzido, tornando possível o acompanhamento de todo o caminho percorrido pelo explosivo, desde a fabricação até o seu emprego final. Prestigiaram o evento, oficiais generais do Exército, autoridades civis ligadas à área de segurança pública e integrantes da Casa da Moeda do Brasil, parceiros na concepção de um novo modelo de rastreabilidade para explosivos, armamento e munições, a exemplo do que hoje ocorre com o mercado de bebidas alcóolicas e cigarros.

Lançamento do Rastreador de Explosivos

Lançamento do Rastreador de Explosivos

A LAAD/2019 permitiu que a IMBEL tivesse contato com as mais altas tecnologias do segmento de defesa e que divulgasse seus produtos e serviços para profissionais de todo o mundo. Como resultado dos encontros com diversas organizações governamentais e empresas, que contaram, em sua maioria, com a presença do Diretor-Presidente da Empresa, Gen Mattioli, foram estabelecidas ou consolidadas relações comerciais e institucionais promissoras que permitem vislumbrar excelentes perspectivas de novos negócios e parcerias.

NOTÍCIAS ANTERIORES