A IMBEL®, Empresa Pública Dependente e Empresa Estratégica de Defesa desde 1808, vinculada ao Ministério da Defesa por intermédio do Comando do Exército, desenvolve e comercializa produtos de defesa e segurança (PRODE) destinados aos segmentos de Defesa e Segurança com comprovada robustez, qualidade, confiabilidade, rusticidade, resistência e durabilidade.

Os  PRODE IMBEL® são avaliados, segundo os requisitos operacionais básicos do Exército Brasileiro (ROB), Requisitos Operacionais Conjuntos (ROC) do Ministério da Defesa e normas internacionais exigidas pelas Forças Armadas, em rigorosos testes realizados pelo Centro de Avaliação do Exército (CAEx) que, após testados e certificados, são produzidos e disponibilizados aos clientes institucionais de Defesa e Segurança.

No que tange ao Fuzil de Assalto 5,56 IA2, o CAEx iniciou a avaliação do seu protótipo em 2012 como Material de Emprego Militar (MEM), para verificar sua conformidade aos ROC nº 01/11-EMCFA, de 30 de junho de 2011 e Requisitos Técnicos Básicos (RTB) nº 02/12-DCT, de 25 de julho de 2012. A consequente avaliação do lote-piloto foi concluída em dezembro de 2014, sendo o citado PRODE foi considerado "CONFORME" com referidos requisitos. O Relatório de Avaliação nº 31/14 do lote-piloto foi homologado pela Portaria nº 007 - DCT de 04 de fevereiro de 2015.

Recentemente, algumas mídias sociais reverberaram um relatório apócrifo de 18 de fevereiro de 2013 referente a testes não controlados realizados sem seguir as metodologias preconizadas para avaliações de MEM, com data anterior a homologação do Relatório de Avaliação, o qual apresenta uma suposta não conformidade no item robustez do Fuzil de Assalto 5,56 IA2, que não condizem com a realidade, tentando assim denegrir o primeiro fuzil genuinamente brasileiro. Torna-se oportuno asseverar, que a melhoria continuada dos produtos IMBEL® é alicerçada por relatórios de desempenho elaborado pelos entes institucionais e pelas contribuições/sugestões de especialistas e atiradores, como se observou na adoção de um novo conjunto de trilhos picatinny adaptado as demandas da Força Terrestre, na introdução de coronhas retráteis, entre outras.

Atualmente mais de 30.000 Fuzis de Assalto/Carabinas 5,56 IA2 equipam diversas Unidades Operacionais do Exército Brasileiro e Órgãos de Segurança Pública articulados em diversos rincões do Brasil.

Assim, a IMBEL® repudia com veemências tais aleivosias, e coloca a Fábrica de Itajubá e o produto a disposição de especialistas e articulistas para verificar in loco em testes controlados a comprovada conformidade da arma aos requisitos exigidos pelas Forças Armadas.

 

 

Produtos IMBEL® - Forjados para a Defesa - Disponíveis para a Segurança

Assessoria de Comunicação Institucional

 

 

NOTÍCIAS ANTERIORES