Itajubá (MG) - No dia 22 de abril do corrente ano, a Fábrica Itajubá (FI) recebeu a visita do General de Exército Marcos Antonio Amaro dos Santos, Chefe do Estado-Maior do Exército (EME). Na ocasião, a autoridade foi recebida pelo Diretor Presidente da Empresa, General de Divisão R1 Aderico Visconte Pardi Mattioli, pelo Chefe de Fábrica, Coronel R1 Délcio Monteiro Sapper e vários outros integrantes da IMBEL®. Acompanharam a comitiva o General de Brigada Márcio Bessa Campos, 4º Subchefe do EME, o Coronel Antonio Bispo de Oliveira Filho, Assistente do Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), o Coronel Ricardo Santos Taranto, Assistente do Chefe do EME, o Cel Moacyr Azevedo Couto Junior, Adjunto da Seção de Doutrina e Assuntos Internacionais (SDAI) da 4ª Subchefia do EME, o Coronel Mário Cabral da Silva Filho, Comandante do 4º Batalhão de Engenharia de Combate e Comandante da Guarnição de Itajubá - MG, o Tenente-Coronel Álvaro de Paiva Júnior, Assessor Especial na Assessoria de Planejamento e Gestão da IMBEL e o Prof. Dr. Edson da Costa Bortoni, Reitor da Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI, Instituição de Ensino que estabeleceu parcerias com a IMBEL®.

Na visita, o Chefe do EME conheceu as instalações da fábrica e teve a oportunidade de verificar os processos de fabricação, os projetos de investimentos para a modernização do parque fabril e manutenção da capacidade de mobilização industrial, além de conhecer o portfólio de produtos destacando-se os Materiais de Emprego Militar, entre eles o Fuzil de Assalto IMBEL 5,56 IA2, primeiro Fuzil de tecnologia genuinamente brasileira, adotado e padronizado pelo Exército Brasileiro, adquirido também por diversos Órgãos de Segurança Pública; e o Fuzil de Assalto IMBEL 7,62 IA2, recém aprovado pelo Centro de Avaliações do Exército – CAEX. Destaca-se que a Comitiva do General Amaro verificou também o andamento da produção dos Fz Ass 5,56 IA2 destinadas ao nosso Exército.

O Chefe do EME, juntamente com sua comitiva, pode verificar, também, a reforma do pavilhão multiuso que será utilizado para a fabricação de uma nova família de pistolas. Foi apresentado o processo de automatização da fabricação da peça 35 - armação da pistola e da peça 24 - caixa da culatra do fuzil. Na oportunidade foi discutido o Termo de Execução Descentralizada (TED) do Fuzil 7,62 mm e do Fuzil 5,56 mm com o Exército Brasileiro, assim como, foi apresentado o kit calibre .22 para ser utilizado no adestramento com o  Fz Ass 5,56 IA2 e o protótipo do Fuzil de Alta Precisão IMBEL .308 AGLC.

A comitiva também visitou a represa da Rede Elétrica Piquete-Itajubá onde pode ser constatada a grande área de preservação ambiental e de geração de energia.

O Gen Amaro, em suas palavras de despedida, salientou a importância da IMBEL para o Exército Brasileiro na fabricação de produtos de defesa.

 

Preparação da próxima entrega de fuzis para o Exército Brasileiro

Recepção da Comitiva pelo Cmt do 4º BE Cmb – Cel Cabral

Foto oficial – a comitiva do Gen Amaro (centro), foi recebia pelos anfitriões Gen Mattioli, Cel Sapper e Cel Lau

Evolução da capacidade produtiva da Fábrica de Itajubá

Processo de cromagem

Cabine de pintura recentemente adquiridas

Processo de automatização da fabricação da peça 35 – armação da pistola

Obra de reforma de pavilhão multiuso para a fabricação de nova família de pistolas

Gen Amaro utilizando o protótipo do Fuzil de Alta Precisão IMBEL .308 AGLC

Gen Bessa utilizando o protótipo do Fuzil de Alta Precisão IMBEL .308 AGLC

Visita à REPI com o Prof. Dr. Edson, Reitor da UNIFEI

 

 

NOTÍCIAS ANTERIORES

 

*Você pode selecionar a Unidade de Produção de interesse

Sede FE FI FPV FJF FMCE