Magé (FE) - No último dia 20 de maio, o Instituto Estadual do Ambiente – INEA realizou a cerimônia de posse do Conselho Consultivo do Refúgio de Vida Silvestre Estadual da Serra da Estrela – CONREVISEST.

O refúgio existe com o objetivo fundamental de proteger as populações silvestres de animais e plantas nativas da Mata Atlântica ameaçadas de extinção da região da Serra da Estrela. A Unidade de Conservação de Proteção Integral (UCPI) tem cerca de 4.811 hectares, localizados na Região Hidrográfica da Baía de Guanabara, abrangendo áreas dos municípios de Petrópolis, Duque de Caxias e Magé, formando um corredor ecológico que liga as UCs Federais, Reserva Biológica do Tinguá e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, integrando assim o Mosaico Central Fluminense no Corredor Ecológico da Serra-do-Mar, além de sobrepor-se parcialmente a Área de Proteção Ambiental de Petrópolis.

Os objetivos do conselho consultivo são oferecer transparência para a gestão da unidade por meio da participação popular; contribuir para a elaboração e implementação do Plano de Manejo e outros instrumentos de gestão territorial, como a delimitação da zona de amortecimento; e contribuir para a integração e diálogo das unidades de conservação com a comunidade.

Segundo a Técnica em Meio Ambiente da FE, Luciana Stumpf, a existência da Fábrica da Estrela na localidade é fundamental para preservação da área verde e dos animais silvestres na região, reafirmando o compromisso da IMBEL com o Meio Ambiente.

 

 

 

 

NOTÍCIAS ANTERIORES

 

*Você pode selecionar a Unidade de Produção de interesse

Sede FE FI FPV FJF FMCE