O Tribunal de Contas da União (TCU) realiza, sistematicamente, levantamentos para conhecer melhor a situação da Governança no setor público e estimular as organizações públicas a adotarem boas práticas de Governança. 

A partir de 2017, o TCU unificou quatro levantamentos de Governança - pessoas, TI, contratações e Governança Pública - e tornou o levantamento anual, público e parte integrante do processo de prestação de contas anuais a fim de disseminar as boas práticas de Governança no Setor Público Brasileiro.

Objetivando fomentar essas boas práticas, estimulando as competências gerais que articulam e mobilizam princípios, atuação ética e governança, foi criado o PRÊMIO REDE GOVERNANÇA BRASIL (RGB), visando atribuir mérito à atuação relevante na esfera pública nacional.

A Rede Governança Brasil, grupo colaborativo e qualificado tecnicamente composto por servidores públicos, professores e especialistas, reuniu evidências fornecidas pelas instituições e empresas selecionadas, e em auditorias do TCU, da Controladoria Geral da União (CGU), dentre outros, para selecionar as três primeiras colocadas, em duas categorias distintas - Administração Pública Federal Direta, autárquica e fundacional, e Estatais e Sociedades de Economia Mista - para fins de premiação.

Na 2ª edição do evento, no universo de 378 organizações públicas que participaram do levantamento de 2021, a Indústria de Material Bélico do Brasil - IMBEL® destacou-se na categoria Estatais e Sociedades de Economia Mista, com a avaliação no índice integrado de Governança e gestão (iGG) de 95,27%. Na cerimônia de premiação ocorrida nesta quinta-feira, 16 de dezembro, o Diretor-Presidente da IMBEL®, Gen Div R/1 Aderico Visconte Pardi Mattioli, recebeu das mãos do Ministro Augusto Nardes do TCU o prêmio ao qual a Empresa fez jus.

A IMBEL® recebe esse reconhecimento com muito orgulho, marcando de forma indelével uma trajetória que acompanhou a evolução da governança da Empresa nos últimos anos. O sucesso alcançado pela IMBEL® no 2º PRÊMIO RGB deve-se à sinergia existente entre os seus órgãos estatutários, ao alinhamento estratégico com as diretrizes emanadas pelo Comandante do Exército e ao esforço da sua força de trabalho para a consolidação dos princípios de conformidade, transparência e accountability, conceito em inglês que define responsabilidades no processo de tomada de decisões que impactam a sociedade.  

 

 

 

 

 

NOTÍCIAS ANTERIORES

 

*Você pode selecionar a Unidade de Produção de interesse

Sede FE FI FPV FJF FMCE