No dia 6 de outubro, a Fábrica de Juiz de Fora (FJF) iniciou o carregamento para entrega ao Exército Brasileiro de expressiva quantidade de munições 105mm AEM1B1 prevista em dois contratos firmados com o Comando Logístico da Força.

A entrega da referida munição foi antecipada em mais de um ano em relação aos respectivos prazos contratuais, demonstrando o compromisso da IMBEL em atender às necessidades do seu cliente preferencial com pontualidade.

 

 

 

 

 

Juiz de Fora (FJF) - No dia 25 de agosto de 2021, em Solenidade de Comemoração ao Dia do Soldado realizada no Quartel General do Comando da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, na cidade de Juiz de Fora-MG, a EC VERA LÚCIA GERALDO ALVES, da Fábrica de Juiz de Fora, foi agraciada com a Medalha Exército Brasileiro.

A Medalha Exército Brasileiro, criada pela Portaria nº 219-Cmt Ex, de 14 março de 2016, destina-se a distinguir personalidades brasileiras ou estrangeiras, integrantes da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira e das Forças Auxiliares Brasileiras, bem como suas Organizações Militares e Instituições Civis, nacionais e estrangeiras, que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro.

O Chefe da FJF, Cel R/1 CLEVIS PEDRO CRUZ MELO, que esteve presente no evento prestigiando a Sra VERA LÚCIA, e os demais integrantes da FJF cumprimentam a homenageada, que possui mais de 24 anos de bons serviços prestados à IMBEL/FJF, pelo reconhecimento e merecida comenda recebida.

 

 

Integrantes de todas as UP e Sede participam da videoconferência

Sr Marquinhos, integrante mais antigo da FJF, partindo o bolo de aniversário

Bolo comemorativo aos 87 anos da FJF

Integrantes de todos os setores da FJF participam da videoconferência

 

Brasília (DF) - No dia 09 de agosto, a IMBEL® comemorou virtualmente o 87º aniversário da Fábrica de Juiz de Fora (FJF).

Participaram da reunião virtual o Diretor-Presidente, Gen Mattioli, os Diretores, Chefes das Fábricas, Assessores, integrantes das cinco Unidades de Produção (UP) e da Sede/Brasília.

Foi transmitido o vídeo institucional da FJF e em seguida, o Cel Cruz, Chefe da Fábrica, acompanhado pelo mais antigo empregado, o Sr Marquinhos, e também pelo mais novo, o Sr Fernando, apresentou um vídeo em homenagem aos 87 anos da história da Unidade de Produção (UP), feito carinhosamente pela própria UP. 

O General Mattioli fez o encerramento do evento, demonstrando a satisfação pela dedicação e pelo  trabalho desenvolvido pela geração mais antiga a mais jovem da Fábrica de Juiz de Fora.

Após as palavras do Gen Mattioli, todos os convidados aplaudiram a FJF ao som do violão tocado pelo Ten Cel Milanezi, da FJF, e pelo saxsofone soprano tocado pelo 1º Sgt Siqueira, do 10º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (10º BIL Mth).

Parabéns FJF!

 

 

 

 

No dia 23 de abril do corrente ano, a Fábrica de Juiz de Fora (FJF) recebeu a visita do General de Exército Marcos Antonio Amaro dos Santos, Chefe do Estado-Maior do Exército (EME).

Compuseram a comitiva da referida visita os seguintes oficiais: Gen Div Jorge Antonio Smicelato, Comandante da 4ª Região Militar; Gen Div R/1 Aderico Visconte Pardi Mattioli, Diretor- Presidente da IMBEL; Gen Div R/1 Expedito Alves de Lima, Vice-Presidente Executivo da IMBEL; Gen Bda Márcio Bessa Campos, 4º Subchefe do EME; Gen Bda Tales Eduardo Areco Villela, Diretor de Fabricação; Gen Bda Hermeson Nobrega Barros de Oliveira, Diretor de Abastecimento; Gen Bda João Felipe Dias Alves, Comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha); Coronel Antonio Bispo de Oliveira Filho, Assistente do Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT); Coronel Ricardo Santos Taranto, Assistente do Chefe do EME; Cel Moacyr Azevedo Couto Junior, Adjunto da Seção de Doutrina e Assuntos Internacionais (SDAI) da 4ª Subchefia do EME; Tenente Coronel Álvaro de Paiva Júnior, Assessor Especial na Assessoria de Planejamento e Gestão da IMBEL®. Acompanhou também a visita do Chefe do EME na FJF o Coronel Coronel Luiz Eduardo Soares Thiago, Chefe do 4º Depósito de Suprimento (Juiz de Fora, MG). Na ocasião foram recebidos pelo Chefe de Fábrica, Coronel R1 Clevis Pedro Cruz Melo, Engenheiros da Fábrica e outros integrantes da IMBEL®.

A atividade contou com o apoio do 4º Batalhão e Aviação do Exército e da 4ª Bda Inf L (Mth), que proporcionaram, respectivamente, o apoio aéreo para os deslocamentos de São Paulo a Itajubá e dessa localidade à Juiz de Fora, além do sobrevôo às instalações da Fábrica da Estrela, em Magé-RJ; bem como  o apoio de segurança e transporte à Comitiva do EME durante a visita na Cidade de Juiz de Fora-MG.

O objetivo do evento foi plenamente alcançado, qual seja: demonstrar ao Chefe do EME as principais características de produtos das fábricas da IMBEL®, particularmente na Fábrica de Juiz de Fora, bem como os processos, os projetos em andamento e aqueles passíveis de receber investimentos para serem implementados, com vistas a ampliar a capacidade dessa Unidade de Produção.

Na oportunidade, o Gen AMARO além de conhecer as linhas de produção referentes à fabricação de munições pesadas (FJF), visitou também a Mostra de Capacidades da Fábrica Presidente Vargas (FPV) e da Fábrica da Estrela (FE) que estiverem presentes em Juiz de Fora. Como coroamento da atividade, em suas palavras de despedidas, o Chefe do EME ressaltou a importância de ampliar as capacidades da IMBEL® como Empresa Estratégica de Defesa.

 

Mostra de Capacidades da FPV ( da esquerda para a direita: EC Vânia, Gen Tales Villela, Cel Ronaldo, Gen Amaro, Cel Cruz e Gen Mattioli)

Recepção e apresentação dos Oficiais ao Sr Ch EME ( da esquerda para a direita: Gen Mattioli, Gen Expedito, oficiais da ativa e reserva da FJF e o ECC Marcus Vinícius, o qual representou todos os empregados civis da UP)

Mostra de Capacidades da FE ( da esquerda para direita: Cap Kreusch, Cel Cozzolino, Gen Tales Villela, Gen Smicelato, Gen Amaro, Gen mattioli e Gen Expedito)

Foto da Comitiva (da esquerda para a direita: TC Álvaro, Cel Taranto, Cel Bispo, Cel Ronaldo, EC Vânia, Gen Felipe, Gen Smicelato, Gen Amaro, Gen Mattioli, Gen Bessa, Gen Tales Villela, Gen Hemerson, Gen Expedito, Cel Cruz, Cel Alex e Cel Cozzolino).

Nacionalização de insumos – explanação do Cel Sejanes ao Gen Amaro

Estande da Nacionalização do corpo da granada 155 mm, em parceria com a Companhia Brasileira de Tecnologia Militar (CBTM)

ECC Marcus Vinícius e Cap Roni acompanham o Gen Amaro no processo de forjamento do corpo da granada 105 mm

Maj Motta detalha o processo de galvanostegia ao Gen Amaro

Maj Motta explana ao Gen Amaro o Processo de Verificação por RX do carregamento

 

 

Juiz de Fora (MG) - A Fábrica de Juiz de Fora (FJF) é destaque no Portal de Notícias de Defesa Caiafamaster, com a matéria sobre as etapas de produção da Munição 90 mm fabricada por essa Fábrica especializada em munição de grosso calibre.

O Jornalista especializado em temas de defesa, Sr. Roberto Valadares Caiafa, visitou a FJF no último dia 19 de março, onde foi acompanhado pelo Chefe da Fábrica de Juiz de Fora.

Na ocasião, foi apresentado o processo da produção da Munição 90 mm do armamento do Veículo Blindado EE-9 Cascavel do Exército Brasileiro e a execução real do tiro noturno.

A matéria completa, destacando o trabalho realizado pelos integrantes da tradicional Fábrica da IMBEL, encontra-se no Link abaixo.

 

 

 

https://caiafamaster.com.br/destaque/municao-90-mm-do-blindado-cascavel-como-ela-e-fabricada-pela-imbel-em-juiz-de-fora-tiro-diuturno/

 

Juiz de Fora (MG) - A Fábrica de Juiz de Fora (FJF), no dia 30 de março, cumprindo rigorosamente o cronograma físico estabelecido no Plano de Trabalho do Termo de Execução Descentralizada (TED), que é um instrumento de parceria entre órgãos e entidades da União (TED nº 20-EME-030-00 – Munições Pesadas), realizou a entrega dos Tiros de Calibre 90 mm Alto Explosivos (AE-T) e 90 mm Salva para o Exército Brasileiro.

A produção desses tiros contou com o apoio imprescindível da Fábrica Presidente Vargas (FPV) e da Fábrica da Estrela (FE), ambas fornecedoras de insumos; bem como do Comando da  4ª Brigada de Infantaria Leve – Montanha (4ª Bda Inf L Mth), o qual autorizou o emprego do 4º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado e do 17º Batalhão Logístico Leve e a utilização da área do Campo de Instrução de Juiz de Fora - CIJF/CEAC.

A referida atividade ratifica o compromisso da IMBEL em superar as adversidades impostas pela pandemia da COVID-19. Para tal, a Empresa adota rígido protocolo de prevenção e controle, preservando, assim, a saúde dos seus empregados, a manutenção das suas atividades produtivas e o respeito aos compromissos assumidos com a Força Terrestre.

 

 

FJF: HÁ 86 ANOS CONTRIBUINDO COM A SOBERANIA E A DEFESA DA PÁTRIA!!

 

 

 

 

 

A IMBEL - Fábrica de Juiz de Fora abre inscrição para contratação temporária com as seguintes oportunidades:

- 20 vagas para Oficial de Produção Industrial (Operador de Produção);

- 04 vagas para Oficial de Ferramentaria Industrial (Ferramenteiro, Fresador, Torneiro e Retificador);

- 07 vagas para Técnico Industrial Especializado (Mecânico / Controle de Qualidade);

- 05 vagas para Auxiliar Técnico Administrativo (Almoxarife ou Auxiliar de Almoxarifado); e

- 01 vaga para  Auxiliar Técnico Administrativo (Controlador de Produção).

Os Interessados deverão enviar o currículo e documentos comprobatórios em atendimento aos requisitos específicos contidos no Item 4.2 do edital para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Período de inscrição: de 29/03/2021 a 11/04/2021.

Para maiores informações, acessar o Edital n° 01/2021 - Processo Seletivo Simplificado, publicado no Diário Oficial da União no dia 25/03/2021, Edição 57, Seção 3, Página 26, via internet, através do endereço eletrônico https://www.in.gov.br "

 

 

 

Juiz de Fora (MG) - No dia 19 de fevereiro, a Fábrica de Juiz de Fora (FJF) recebeu a visita do Sr Nelson Hübner Júnior, CEO da Empresa CSD – HUBNER, e o seu Gerente de Negócios, o Sr Cristiano Cabral.

A visita teve por finalidade conhecer as instalações da fábrica e as principais atividades desenvolvidas pela IMBEL/FJF.

Os membros da Empresa CSD - HUBNER foram recebidos pelo Gen Div R/1 Expedito Alves de Lima, Vice-Presidente da IMBEL, pelo Cel R/1 Clevis Pedro Cruz Melo, Chefe de Fábrica, e integrantes da FJF.

Na ocasião, tiveram a oportunidade de assistir a uma apresentação do vídeo institucional da IMBEL e a exposição do portfólio produzidos na Fábrica de Juiz de Fora, como também realizar uma visita à Oficina de Forjaria e a Nova Planta de Carregamento (NPC).

 

 

 

Juiz de Fora (MG) - No dia 18 de dezembro de 2020, a Fábrica de Juiz de Fora (FJF), representado pelo Empregado Marcus Henrique Victor, realizou a entrega de uma lembrança e um cartão em comemoração ao 100º aniversário da Senhora HILDA RIBEIRO DE ALMEIDA.

Dona Hilda trabalhou na FJF desde o início dos anos 40, afastando-se somente para casar-se. A ilustre integrante da Fábrica exerceu suas atividades na Oficina Nr 4 (montagem de espoletas e estopilhas) e se aposentou em 1979.

Emocionados, Dona Hilda e seus familiares agradeceram a homenagem e a lembrança pela marcante passagem de seu 100º aniversário.

 

 

 

Juiz de Fora (MG) - No dia 23 de dezembro de 2020, a Fábrica de Juiz de Fora (FJF) realizou a entrega antecipada de munição pesada dos contratos nº 121/2018 e 149/2019, os quais foram firmados com o Exército Brasileiro e tinham como prazo-limite os meses de Julho de 2021 e Março de 2022.

A referida atividade permitirá o encerramento dos contratos supramencionados e representa  o coroamento do processo produtivo dessa Unidade de Produção no corrente ano, bem como  caracteriza a excelência do serviço prestado e a qualidade do produto fornecido, marcas registradas da FJF.

 

  

Juiz de Fora (FJF) - A Supernova Rocketry, equipe de foguetemodelismo dos alunos da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora - MG, é pioneira na prática de projetar, produzir e lançar foguetes em escala reduzida, na Zona da Mata Mineira. No início de 2020, em lançamentos realizados pela Supernova, a Fábrica de Juiz de Fora proporcionou a usinagem de peças mecânicas para a confecção do sistema propulsivo, contribuindo satisfatoriamente para o projeto dos alunos.

Sob a supervisão do Professor Washington Orlando Irrazabal Bohorquez, do Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica, a equipe participa de várias competições, nacionais e internacionais, a fim de exibir todo o conhecimento aplicado na área de projetos.

A IMBEL parabeniza a equipe e deseja sucesso aos projetos que tanto contribuem para o desenvolvimento da pesquisa aeroespacial Brasileira.

 

 

A Fábrica de Juiz de Fora (FJF), participou, no período de 22 a 23 de outubro de 2020, das comemorações da 61ª Semana do Quadro de Material Bélico na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

O evento contou com a participação de cadetes e convidados da AMAN.

Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os diversos produtos que compõem o portfólio da Fábrica.

A FJF foi representada, na ocasião, pelos seguintes oficiais: Maj QEM Thiago Lara Milanezi e Cap QEM Roni José de Ávila.

A Fábrica de Juiz de Fora (FJF) realizou, no dia 22 de outubro, a entrega de lotes que contempla os tiros 81mm AEM5 e 81mm Inerte M5 Super Pressão para o Exército Brasileiro. Além das munições, foi realizado o recall e a entrega de 74 tiros 81mm AE M5, totalizando 9 toneladas de munição. 

A referida atividade é o coroamento de um processo produtivo caracterizado pela excelência do serviço prestado e pela qualidade do produto fornecido, marcas registradas da FJF.

FJF: Há 86 anos contribuindo com a Soberania e a Defesa da Pátria!!

 


 

 

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema visitou nesta quinta-feira, 8 de outubro, a Fábrica de Juiz de Fora (FJF) da Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL®) – Empresa Estratégica de Defesa e Segurança desde 1808.

A visita ocorreu às 16h30, depois de uma agenda cumprida na cidade. Romeu Zema  teve a oportunidade de conhecer o trabalho e a estrutura da empresa, como a sua área fabril e o projeto de implantação de uma nova Planta de Carregamento (NPC). A Fábrica é a única em Minas Gerais e com destaque na produção de munições pesadas para o Exército Brasileiro.

Na FJF, o governador foi recebido pelo Diretor Presidente da IMBEL®, General Aderico Mattioli e pelo Chefe de Fábrica, Coronel Clevis Pedro Cruz Melo.

Para o General Mattioli, essa foi uma oportunidade de apresentar as capacidades estratégicas e gerenciais da IMBEL®.

 

Fotos: Pedro Contijo/Imprensa MG

 

 

 

 

No período de 29 a 30 de setembro de 2020 a Fábrica de Juiz de Fora (FJF) realizou no Centro de Avaliação do Exército (CAEx), a inspeção de recebimento do lote do Tiro 81mm AE M5 para fornecimento da munição ao Exército Brasileiro.

A atividade teve como objetivo a realização de ensaios de desempenho funcional da referida munição, cumprindo os rigorosos padrões de qualidade da FJF e contou com o apoio do 26º Batalhão de Infantaria Paraquedista (26º BIPqdt) e do 5º Centro de Geoinformação (5º CGEO).

O evento foi coordenado pelo Cel R/1 QEM Claudio Roberto Sejanes da Rocha, Chefe da Divisão de Engenharia e contou ainda com a participação do Cap QAO R/1 Marco Antonio Souza Chaves, Fiscal Militar e do 1º Ten QEM Hugo Zanuti Cabral, Responsável Técnico da FJF.

 

 

O Exército Brasileiro recebeu da IMBEL®, de forma antecipada, o primeiro lote de munição 120mm AE PR. O material, produzido pela Fábrica de Juiz de Fora (FJF), apesar das restrições impostas pela pandemia da Covid 19, foi entregue no último dia 28 de setembro.

A entrega da munição atende o contrato nº 121/2018-COLOG/DABAST, que totaliza 11 toneladas de suprimentos.

A FJF é a principal fabricante de munições pesadas para a Força Terrestre e integra o Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército.

A referida atividade é o coroamento de um processo produtivo caracterizado pela excelência do serviço prestado e pela qualidade do produto fornecido, marcas registradas da FJF.

 

 

FJF: Há 86 anos contribuindo para a soberania e a defesa do Brasil.

 

  

 

A Fábrica de Juiz de Fora realizou no Centro de Avaliação do Exército (CAEx), no Campo de Provas da Marambaia, a atividade de fixação de pólvora para o Tiro 120mm AE PR e a inspeção de recebimento de Lote de Espoletas de Ogiva e Percussão (EOP) para fornecimento de munições ao Exército Brasileiro. A atividade teve como objetivo realizar os ensaios de desempenho funcional da munição, de acordo com os rigorosos padrões de qualidade da FJF.
A ação contou com o apoio do 4º Grupo de Artilharia de Campanha (4º GAC) e do Arsenal de Guerra do Rio de Janeiro (AGR).

 

 

 

 

 

 

 

No período de 05 a 08 de maio de 2020, a Divisão de Qualidade e Normatização (DVQN) acompanhou a entrega técnica do, recém adquirido, Projetor de Perfil de Bancada Modelo HD 400, no Laboratório de Metrologia da Seção de Garantia da Qualidade (SEGQ) da Fábrica de Juiz de Fora (FJF).

O equipamento adquirido possui um software que possibilita a resolução de 0,001mm, considerado o estado da arte em medição sem contato. A aquisição visa proporcionar menor tempo de inspeção e, consequentemente, o aumento da eficiência operacional da empresa.

A entrega técnica contou ainda com treinamento “in company” de operação e programação.

 

 

 

No período de 05 a 08 de maio de 2020, a Divisão de Qualidade e Normatização (DVQN) acompanhou a entrega técnica do, recém adquirido, Projetor de Perfil de Bancada Modelo HD 400, no Laboratório de Metrologia da Seção de Garantia da Qualidade (SEGQ) da Fábrica de Juiz de Fora (FJF).

O equipamento adquirido possui um software que possibilita a resolução de 0,001mm, considerado o estado da arte em medição sem contato. A aquisição visa proporcionar menor tempo de inspeção e, consequentemente, o aumento da eficiência operacional da empresa.

A entrega técnica contou ainda com treinamento “in company” de operação e programação.

 

 

No último dia 25 de setembro de 2019, a Fábrica de Juiz de Fora (FJF) realizou o carregamento, para entrega final, de lotes de munição de diversos calibres para a Força Terrestre Brasileira.

Este evento é o coroamento do processo produtivo caracterizado pelo cumprimento de prazos contratuais, excelência do serviço prestado e pela qualidade dos produtos fornecidos pela Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL) através da Fábrica de Juiz de Fora.