No período de 13 a 16 de dezembro, integrantes da Fábrica de Material de Comunicações e Eletrônica - FMCE, realizaram visita técnica ao 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (5º GAC AP), na cidade de Curitiba - PR, a fim de cumprir a tarefa de instalação, configuração, treinamento e validação do software e do hardware de um protótipo do Terminal de Visualização de Peça Veicular (TVPV/M109), naquela Unidade de Artilharia.

A atividade foi realizada em cumprimento ao Plano de Trabalho 006/2022 – DRMER/IMBEL, para a Integração do Sistema Gênesis à VBCOAP M 109 + BR e serviu, também, para coletar informações para a instalação dos 16 (dezesseis) Terminais de Visualização da Peça Veicular (TVPV) nos M109 A5+BR, que serão entregues pela FMCE a partir de maio do próximo ano.

A equipe da FMCE foi composta pelo Cel R1 MARCUS VINÍCIUS, pelo Maj QEM RENAULT e pelo engenheiro GABRIEL.

 

  

 

Centro de excelência no desenvolvimento e produção de sistemas e equipamentos de comunicações e eletrônica

 

 

No dia 04 de outubro, a IMBEL® comemorou em sessão remota o transcurso do 82º aniversário da Fábrica de Material de Comunicações e Eletrônica (FMCE), localizada na cidade do Rio de Janeiro – RJ.

Participaram da cerimônia virtual o Diretor-Presidente em Exercício, Gen Div Expedito, os Diretores, Chefes das Fábricas, Assessores e integrantes das cinco Unidades de Produção (UP) e da Sede/Brasília.

A comemoração consistiu na reprodução de vídeo institucional da FMCE, leitura de texto alusivo ao aniversário da Fábrica, pelo empregado Thiago dos Santos, cumprimentos do Gen Expedito à FMCE pelo transcurso do evento e, ao final, a execução do tradicional “Parabéns a Você” entoado pelos participantes.

 

 

 

 

 

Rio de Janeiro (RJ) - A Fábrica de Material de Comunicações e Eletrônica (FMCE) recebeu, nesta terça-feira, dia 21 de setembro, a Visita de Orientação Técnica do Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) e Presidente do Conselho de Administração da IMBEL® General de Exército Guido AMIN Naves.

A comitiva estava composta pelas seguintes autoridades: Gen Div Luciano Guilherme Cabral Pinheiro – Ch TIC, Gen Div Robson Santana de Carvalho – Ch EPDI, Gen Div Alan Denilson Lima Costa – Dir Sis Mat Emp Militar, Gen Div R/1 Expedito Alves de Lima – Vice-Presidente Executivo da IMBEL®, Gen Bda Luciano Antonio SIBINEL – Cmt AD/1 e do Cel R1 Reginaldo Trindade LISBÔA – Assessor de Conformidade e Gestão de Risco da IMBEL®.

O Chefe do DCT e sua comitiva foram recebidos pelo Diretor-Presidente, pelo Vice-Presidente da IMBEL® e pelo Chefe de FMCE.

A visita teve como objetivos principais apresentar as capacidades da FMCE, o seu portfólio e o seu parque fabril, destacando a contribuição da UP para a soberania em defesa, no setor de Comando e Controle, bem como a sua condição de ferramenta diferenciada do Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército.

 Nas palavras de despedidas, o General AMIN, salientou a importância da IMBEL® para o Exército Brasileiro na manutenção da capacidade estratégica na área da Defesa.

 

Comitiva do DCT recebe explanação sobre Eqp de Com

Foto oficial dos particpantes da Visita Técnica

General AMIN e Comitiva recebem mais informações sobre o portifólio da IMBEL

Generais do DCT, Vice-Presidente Executivo e Chefe da FMCE durante a Visita Téctica

 

Rio de Janeiro (RJ) - A Fábrica de Material de Comunicações e Eletrônica realizou, nas instalações da Unidade de Produção (UP), um treinamento de operação do Sistema Gênesis para Oficiais e Sargentos do 31º  Grupo de Artilharia de Campanha - Escola (31º GAC Es), 8º  GAC Pqdt (Paraquedista), 11º  GAC AR (Auto-Rebocado) e outros integrantes da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército (AD/1), no período de 23 de agosto a 3 de setembro.

O treinamento representa a primeira etapa da retomada da avaliação do Sistema pelo Centro de Avaliações do Exército (CAEx), constando treinamento em bancada para exploração das funcionalidades, planejamento e execução dos fogos.

Durante o treinamento, a FMCE recebeu a visita do General SIBINEL, Comandante da AD/1 e do General R1 MARTO, Gerente de implantação do Gênesis no Exército Brasileiro, além de oficiais integrantes do CAEx.

 

 

 

 

 

 

 

Rio de Janeiro (RJ) - A Fábrica de Material de Comunicações e Eletrônica recebeu, na manhã do último dia 13 de setembro, a visita do Curso de Artilharia da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), que contava, ainda, com a presença de dois oficiais de nações amigas e dois capitães do Corpo de Fuzileiros Navais.

Na ocasião, os capitães alunos tiveram uma apresentação institucional, com ênfase no Sistema Gênesis. Além disso, tomaram conhecimento dos projetos, instalações e rotinas da FMCE, além de travar contato com o portfólio das demais Unidades de Produção da IMBEL (Mostra de Capacidades).

A visita à FMCE marcou o início de uma semana eletiva, dedicada ao conhecimento do Sistema Gênesis, e que continuará com atividades operacionais no 31º GAC Es.

 

 

 

 

 

 

 

Rio de Janeiro (RJ) - Inserido no contexto do Exercício de Logística e Mobilização Nacional da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), a Fábrica de Material de Comunicações e Eletrônica (FMCE) recebeu, na manhã do dia 10 de agosto, a visita de uma comitiva de instrutores e 135 (cento e trinta e cinco) oficiais alunos do 2º Ano do Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM).

Na ocasião, foram apresentados a missão, capacidades e desafios futuros da IMBEL, dentro do contexto da mobilização militar, além dos portfólios das cinco Unidades de Produção.

O evento teve significativa relevância para a IMBEL, pois esses oficiais, após a conclusão do curso, serão designados para diversos Comandos Militares de Área, Divisões de Exército, Regiões Militares e Brigadas, e serão importantes multiplicadores do conhecimento adquirido por ocasião da visita, além de terem a exata noção da importância estratégica da IMBEL para a Soberania Nacional e para a Base Industrial de Defesa do Brasil.

 

 

Rio de Janeiro (RJ) - No dia 12 de julho, a FMCE recebeu a visita do Sr EDGAR CAVALHEIRO, Gerente de Planejamento Estratégico e de Negócios da empresa AVIBRAS Indústria Aeroespacial S/A, acompanhado de integrantes da Empresa parceira.

A visita teve como objetivo, entre outros, conhecer a capacidade produtiva da IMBEL/FMCE para possíveis parcerias.

No decorrer do evento foram apresentados o vídeo institucional da empresa, as instalações da Gerência de Inovação e Industrial, finalizando com a participação do Gen R/1 MATIOLLI, Diretor-Presidente da IMBEL, por intermédio de videoconferência, que reforçou a importância da parceria entre a IMBEL® e a AVIBRAS.

 

 

 

Curitiba (PR) – no período de 15 a 18 de junho, o Exército Brasileiro realizou o teste de integração do Sistema Gênesis da Indústria de Material Bélico do Brasil - IMBEL® com meios blindados da Força Terrestre, nas instalações do 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado – 5º GAC AP (Curitiba-PR). O evento contou com a presença dos Comandantes da 5ª Divisão de Exército – 5ª DE, Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército - AD/3, do 5º GAP AP e de integrantes da AD/1, AD/5, Parque Regional de Manutenção da 5ª DE - Pq R Mnt/5, Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército - CComGEx, 5ª Companhia de Comunicações – 5ª Cia Com, da Fábrica de Material de Comunicações e Eletrônica (FMCE/ IMBEL®) e da Empresa Sigma Delta.

Os testes foram conduzidos pela AD/3, dando continuidade ao Termo de Execução Descentralizada (TED) de integração, visando ratificar as soluções que a FMCE apresentou para a estrutura de comunicações necessárias para a operação com os equipamentos rádios de dotação das viaturas dos GAC AP.

O Sistema Gênesis de Coordenação e Direção de Tiro é um sistema computadorizado nível Brigada, que objetiva substituir os métodos tradicionais, de forma a atender às necessidades de apoio de fogo das armas de Infantaria, Cavalaria e Artilharia.

Dotado de equipamentos robustecidos, apropriados para o emprego em campanha, o sistema possibilita maior precisão e um expressivo ganho de velocidade no processamento das missões de tiro, permitindo que o comandante intervenha no combate pelo fogo no momento oportuno e com munições e volumes adequados.

Esse sistema torna o apoio de fogo contínuo e preciso, realizando a centralização de todas as unidades de tiro que estão sob seu controle operacional. Além disso, o Sistema Gênesis é flexível e modular, permitindo a redistribuição de seus módulos em função das necessidades táticas.

Inteiramente em português e contando com interfaces intuitivas, ele constitui uma valiosa ferramenta de adestramento e instrução, seja no terreno ou em sala de aula.

O Sistema Gênesis foi, inicialmente, desenvolvido para atender as necessidades da Artilharia de Campanha, todavia, com a recente aquisição pelo Exército Brasileiro das Viaturas Blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado (VBC AOP) M109 A5+BR, foi celebrado o TED nº 18-EME-069-01, de 11 de outubro de 2018, entre o Comando do Exército e a IMBEL®, objetivando a integração com a artilharia autopropulsada.

À FMCE coube a execução dos trabalhos dessa integração, aonde vários testes, simulações e exercícios no terreno, com ou sem tiro real, vêm sendo realizados.

Durante os últimos testes de integração realizados em março do corrente ano (Formosa-GO), verificou-se a oportunidade de melhoria na adaptação de equipamentos rádio da empresa Harris às viaturas Agrale Marruá, VBTP M113 e M577, em virtude da nova configuração e solução de redes rádios encontrada para a adequada transmissão de dados.

A FMCE empregou operacionalmente, pela primeira vez, a sua Central de Interoperabilidade Modular (CIM-200), sendo todas as soluções apresentadas bem-sucedidas e consideradas imprescindíveis para a continuidade do TED de integração do Sistema Gênesis às VBC OAP M109 A5+BR.

 

Chefe da Peça (M109 A5+BR) recebendo informações para o tiro no Terminal de Visualização da Peça (TVP)

Computador Tático (COTAT) e a Central de Interoperabilidade Modular (CIM-2000) fabricada pela FMCE/IMBEL

Briefing do Exercício com o Gen Penteado, Cmt 5ª Divisão de Exército

Testes preliminares no M109 realizados pela FMCE/IMBEL e as empresa parceiras

Foto oficial do Exercício – Gen Penteado, Gen Paixão, Gen Marto e participantes do Exercício

 

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 16 de junho do corrente ano, na Fábrica de Material de Comunicações e Eletrônica (FMCE), o Gen Div R/1 MATTIOLI, Diretor-Presidente da Indústria de Material Bélico do Brasil - IMBEL® e o Cel R/1 ALEX, Chefe da FMCE, receberam a visita do Sr KEN HASHIBA, Cônsul-Geral do Japão no Rio de Janeiro, acompanhado do Sr MASARU SAITO, Diretor-Presidente da Empresa Japan Radio CO. - JRC do Brasil e do Gen Bda R/1 Lauria, representante da JRC.

O evento foi mais uma oportunidade de materializar a continuidade da parceria firmada entre a IMBEL/FMCE e a JRC do Brasil, por intermédio do Termo de Cooperação Técnica, Industrial e Comercial, visando à produção do Sistema IMBEL® - JRC Tactical Long-Term Evolution (LTE).

Durante a visita, o Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro realizou uma atividade social envolvendo os representantes das Empresas, visando estreitar os laços e aprofundar os entendimentos comerciais entre as partes envolvidas.

 

Representantes da IMBEL, JRC e Consulado-Geral do Japão em foto oficial do evento.

Reunião preliminar na FMCE - Sr. Masaru Saito, Cel Alex, Sr. Ken Hashiba, Sra Ono, Gen Mattioli e Gen Lauria

Visita às instalações da FMCE - Sr. Ken Hashiba, Cônsul-Geral do Japão e o Sr. Masaru Saito, Presidente da JRC

Apresentação portfólio da FMCE - Cap Victor (Engenheiro Militar), Sr. Ken Hashiba e Sra. Ono do Consulado do Japão

“Mostra de Capacidades” da FMCE - Sr. Masaru Saito, Gen Mattioli, Sr. Ken Hashiba e Cel Alex

Assinatura do Livro de Honra - Cônsul-Geral do Japão e o Diretor-Presidente da JRC

Foto oficial na FMCE - Gen Mattioli, Sr. Ken Hashiba e Sr. Masaru Saito

Recepção no Consulado-Geral do Japão - RJ Gen Lauria, Gen Mattioli, Cel Alex, Sr. Hikaru Nakajima, Sr. Ken Hashiba e Sr. Masaru Saito

 

 

  

No dia 30 de março, a Fábrica de Material de Comunicações Eletrônica – FMCE recebeu a visita do Gen Div Carlos Alberto DAHMER – Chefe de Tecnologia da Informação e Comunicações (Ch TIC) e de uma comitiva de militares do Centro de Tecnologia do Exército (CTEx).

A visita foi conduzida pelo Gen Div R/1 EXPEDITO, Vice-Presidente Executivo da IMBEL e pelo Cel R/1 ALEX – Chefe da FMCE e teve como objetivos verificar o atual estágio de desenvolvimento do Rádio Definido por Software (RDS) TRC-1222 – Rondon e acompanhar as ações de convergência do Projeto RDS-Defesa entre o CTEx e a FMCE.

Após a exposição do Ch FMCE e do CTEx, o Gen DAHMER foi conhecer in loco o potencial de pesquisa, desenvolvimento e inovação da FMCE, conhecendo, em detalhes, o projeto do RDS Handheld Multibanda Rondon.

 

 

 

 

Rio de Janeiro (RJ) - No dia 25 de março, a Fábrica de Material de Comunicações Eletrônica – FMCE recebeu a visita das seguintes autoridades: General de Exército AMARO – Chefe do Estado-Maior do Exército (Ch EME), General de Divisão LANCIA – Vice-Chefe do EME, Gen Div LUIS HENRIQUE – Chefe de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (EPDI), General de Brigada BESSA – 4º Subchefe (SCh) do EME, Gen Bda MIRANDA FILHO – 5º SCh EME, Gen Bda TALES VILLELA – Diretor de Fabricação, Gen Bda FERNANDES – Comandante da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército (Cmt AD/1) e demais oficiais superiores integrantes das diversas Comitivas.

A visita teve como objetivos, dentre outros, verificar o atual estágio de desenvolvimento do Rádio Definido por Software (RDS) TRC-1222 – Rondon e o resultados das últimas melhorias e testes operacionais do Sistema Gênesis de Direção e Coordenação de Tiro (GEN-3004).

 Na ocasião, as comitivas conheceram o potencial de pesquisa e desenvolvimento e de produção da FMCE e, por fim, foi realizada uma exposição dos principais produtos de todas as Unidades de Produção da IMBEL, com foco na apresentação da capacidade estratégica atual desta Empresa Estratégica, em atender às demandas no setor de Defesa e Segurança Pública.

A visita foi conduzida pelo Gen Div R/1 EXPEDITO, Vice-Presidente Executivo da IMBEL e pelo Coronel R/1 ALEX – Ch FMCE e contou com a presença dos Chefes de Fábricas ou representantes da FJF, FI, FE e FPV.

 

  

Brasília (DF) – No dia 25 de novembro de 2020, durante a realização do Café IMBEL, realizado nas instalações do Quartel General do Exército, em Brasília-DF, foi assinado o contrato de parceria entre a Fábrica de Material de Comunicações e Eletrônica da IMBEL e a Empresa LACE Engenharia, de São José dos Campos, para produção dos primeiros protótipos do rádio multibanda  TRC-1222 (Rádio Rondon),  desenvolvido com tecnologia RDS.

O contrato consolida a parceria entre as duas empresas em torno do desenvolvimento e produção do TRC-1222 e contribui para o fortalecimento da Base Industrial de Defesa, reunindo capacidades nacionais na consecução de projetos de interesse da Defesa.

 

 

 

Rio de Janeiro (RJ) - No dia 23 de novembro, a Fábrica de Material de Comunicações e Eletrônica – FMCE recebeu a visita de uma Comitiva do Escritório do Sistema Defesa, Indústria e Academia de Inovação na Bahia (SisDIA/BA), da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e do Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/CIMATEC).

A visita teve como objetivos, apresentar as novas instalações, peculiaridades, possibilidades, linha de produtos e projetos de inovação em andamento, além de estreitar relacionamentos e criar oportunidades. 

Na ocasião foi apresentada uma exposição de material do portfólio de produtos da FMCE e das Fábricas de Piquete (FPV) e de Juiz de Jora  (FJF).

Coroando o evento, foram assinados Acordos entre a IMBEL e o SENAI/CIMATEC contemplando  negociações de futuras parcerias.

 

 

 

 

Rio de Janeiro (RJ) - No período de 17 a 20 de novembro, a Fábrica de Material de Comunicações e Eletrônica – FMCE, participou da terceira campanha de tiro realizada para consolidar o projeto de integração do Sistema Gênesis de Direção e Coordenação de Tiro às novas Viaturas Blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado M109 A5+BR.

Dentro das atividades previstas para esta campanha de tiro, foram alcançados, entre outros, os seguintes objetivos: a integração do Radar V0 do carro ao software balístico do Gênesis, o trâmite de mensagens via equipamentos rádios Harris Falcom II e a realização do tiro utilizando todos os procedimentos técnicos e de segurança previstos.

A campanha de tiro foi conduzida pela Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército (AD/3), no Campo de Instrução Barão de São Borja (Rosário do Sul-RJ), e contou com a participação de engenheiros da empresa Sigma Delta, contratada para reforçar a equipe do referido projeto.

 

 

 

No período de 20 a 23 de outubro, a Fábrica de Material de Comunicações e Eletrônica – FMCE, realizou o apoio técnico na operação e emprego do Sistema Gênesis de Direção e Coordenação de Tiro, no contexto da Operação Sentinela Alerta da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército (AD/1), realizada no Campo de Instrução da Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende-RJ.

O Sistema Gênesis, mais uma vez, mostrou-se uma importante ferramenta para a modernização dos métodos de direção de tiro e na coordenação de fogos, proporcionando maior eficácia por meio da precisão do tiro, da economicidade de fogos e da redução do tempo de resposta nos Grupos de Artilharia de Campanha do Exército Brasileiro.

O apoio e o emprego do Sistema Gênesis, segundo o Comandante da AD/1, foi “perfeito e convincente”.

 

 

 

No dia 7 de outubro, a Fábrica de Material de Comunicações Eletrônica (FMCE) recebeu a Visita de Acompanhamento Técnico do Gen Div Carlos Alberto Dahmer, Chefe de Tecnologia da Informação e Comunicações do Departamento de Ciência e Tecnologia, acompanhado pelos Gen Div Sérgio Schwingel, 2º Subchefe do Estado-Maior do Exército e pelo Gen Bda Ivan de Sousa Corrêa Filho, Comandante de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército e demais oficiais superiores integrantes da Comitiva.

A visita teve como objetivos, verificar o atual estágio de desenvolvimento do Transceptor Multibanda TRC-1222 (Rondon), a produção do Transceptor Portátil Pessoal 1400 (TPP) e o andamento de outros produtos/projetos de interesse.

A comitiva conheceu as instalações e laboratórios da Gerência de Inovação e as Seções de Produção Eletrônica e a de Produção Mecânica, ambas da Gerência Industrial.

Por fim, foi realizada uma exposição do portfólio de produtos e projetos, em especial a família de transceptores TRC-1193 (Mallet II), TRC-1222 (Rondon) e TPP 1400, Central de Interoperabilidade Modular (CIM-2000) e o Sistema Gênesis de Direção e Coordenação de Tiro.

 

 

 

 

No período de 13 a 15 de julho, a Fábrica de Material de Comunicações e Eletrônica – FMCE, deu prosseguimento ao programa de trabalho referente ao Termo de Execução Descentralizada 18-EME-069-01, celebrado entre o Comando do Exército e a IMBEL, objetivando a integração do Sistema Gênesis de Direção e Coordenação de Tiro às novas Viaturas Blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado M109 A5+BR.

A equipe contou com a participação de engenheiros do Centro de Avaliação do Exército e da empresa Sigma Delta, e os trabalhos ocorreram paralelamente à campanha de tiro conduzida pela Artilharia Divisionária/3, no Campo de Instrução Barão de São Borja (Rosário do Sul-RJ).

Na oportunidade, foram realizados testes para obtenção de informações do computador central da viatura e, também, a leitura da velocidade inicial do radar de V0, ambos embarcados no obuseiro. Os testes foram bem sucedidos e considerados imprescindíveis para a continuidade do projeto de integração do Sistema Gênesis.

 

 

 

 

 

No dia 8 de julho, a Fábrica de Material de Comunicações e Eletrônica – FMCE recebeu a visita do Gen Bda Fernando Bartholomeu Fernandes, Comandante da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército (AD/1).

A visita teve como objetivos, entre outros, estreitar o relacionamento entre a AD/1 e a IMBEL/FMCE e dar continuidade à cooperação na implementação e desenvolvimento do Sistema Gênesis de Direção e Coordenação de Tiro já adotado pelo Exército Brasileiro.

Atualmente, o Sistema Gênesis está em fase final de integração aos 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (Santa Maria-RS) e 5º Grupo de Artilharia Autopropulsado (Curitiba-PR), as duas organizações militares do Exército dotadas com as novas Viaturas Blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado M109 A5+BR.

 

 

 

 

No dia 22 de abril, a Fábrica de Material de Comunicações Eletrônica - FMCE retomou suas atividades de produção industrial, adotando medidas para mitigar os riscos de transmissão da COVID-19, com o objetivo cumprir os contratos e as entregas de sistemas e equipamentos assumidos com os diversos clientes, em especial o Exército Brasileiro.

Com o início da pandemia de coronavirus no Brasil e, em particular na cidade do Rio de Janeiro, a FMCE tomou todas as providências ao seu alcance para se adequar às orientações da IMBEL, aos decretos estaduais e municipais, bem como para preparar suas instalações e organizar equipes de apoio para o reinício das atividades.

Assim, dentre as várias medidas adotadas para o enfrentamento da pandemia, destacam-se o regime de trabalho diferenciado; a contratação temporária de uma médica especializada em medicina do trabalho; a contratação de transporte para os empregados impactados pela restrição de transporte público no estado; a instalação de pontos para a higienização e limpeza das solas dos calçados; a triagem e medição de temperatura na chegada do empregado; a disponibilização de álcool em gel; a distribuição de máscaras etc.

A FMCE/ IMBEL, com tais medidas, reafirma seu compromisso com o bem-estar e a saúde de seus empregados e com a sua missão de servir ao Brasil, contribuindo com a indústria de defesa nacional.

 

No período de 18 a 22 de novembro de 2019, a FMCE realizou o teste de integração do Sistema Gênesis com a VBCOAP M109 A5+BR, bem como a instalação e a configuração do sistema para participação no tiro de aceitação dos novos carros. O coroamento do evento se deu no dia 22 com uma demonstração do tiro real por uma guarnição do 3° Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (3º GAC AP) - Regimento Mallet, no Centro de Instrução de Santa Maria (CISM), na cidade de Santa Maria – RS.

 

A equipe de engenheiros da FMCE realizou um excelente trabalho durante toda a preparação do tiro de aceitação, tornando-se merecedora de inúmeras menções elogiosas por parte das autoridades e militares que participaram do evento.

 

No período de 1º a 03 Out 19, a FMCE realizou nas instalações da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) o exercício de tiro de artilharia simulado (INDOOR), com o emprego do Sistema Gênesis. Após o treinamento na EsAO, os Capitães Alunos do Curso de Artilharia da EsAO realizaram uma seção prática com o emprego do dispositivo de treinamento de tiro, no Campo de Instrução de Gericinó.

A Portaria nº 313-EME, de 2 de dezembro de 2015, publicada no Boletim do Exército nº 50, de 11 de dezembro de 2015 aprovou a padronização do Rádio Transceptor Portátil Pessoal TPP-1400 produzido pela Indústria de Material Bélico do Brasil, em decorrência do Parecer da Comissão Especial encarregada dos estudos para a padronização de materiais de uso da Força Terrestre.

O TPP-1400 foi desenvolvido para atender às necessidades de pequenos grupos em operações militares, policiais, de segurança pública ou privada, ideal para as comunicações de curta distância, mesmo nos mais desafiadores ambientes urbanos. Além de possibilitar comunicação digital entre os membros da equipe, todas as transmissões são criptografadas, garantindo a segurança das informações e integridade dos usuários. Pode ser alimentado tanto pelas baterias Li-Ion inteligentes recarregáveis CB-2352i quanto por pilhas alcalinas convencionais.

O TPP-1400 é integrado por diversos acessórios que potencializam a sua capacidade operacional. O combinado por condução óssea, OTF-2200, idealizado para facilitar a comunicação em ambientes operacionais, possibilita a transmissão do som por condução óssea, sendo possível separar completamente os ruídos gerados pelo ambiente de operação dos sons que devem ser transmitidos pelos equipamentos de rádio. Essa característica se torna especialmente importante em situações de ruído intenso, permitindo a comunicação por sussurros.

O Compressor de Vídeo CTV-1410 permite a codificação e transmissão de vídeo em tempo real ao comandante operacional. Com peso e dimensões reduzidas, pode ser utilizado com diferentes optrônicos comerciais fixados em pontos diferentes da roupa, em capacetes e armamentos. Sua alimentação é fornecida pelo próprio transceptor, dispensando a utilização de bateria dedicada.

A padronização do TPP-1400 pela Força Terrestre confirma a qualidade, confiabilidade, eficácia e resistência do equipamento que será utilizado pelo futuro COMBATENTE BRASILEIRO (Projeto COBRA), demonstra a relevância da empresa no contexto da base industrial de defesa e consagra a IMBEL como fornecedora de produtos estratégicos de defesa ao seu principal cliente, o Exército.