Processo Seletivo para Formação de Cadastro Reserva, por Prazo Determinado, da Fábrica Presidente Vargas (FPV)/IMBEL, em Piquete/SP, com o período de inscrições de 28/03/2022 a 11/04/2022 (15 dias corridos).

Os Candidatos deverão enviar o currículo e documentos complementares, conforme orientações do Edital, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Conheça o Edital acessando o link abaixo:

https://bit.ly/35bbRqK

 

 

 

Uma História de compromisso com a soberania do Brasil.

 

 

 

Piquete (SP) – No dia 10 de setembro de 2021, a Fábrica Presidente Vargas recebeu a visita do Sr. Gen Div Paulo Alípio Branco VALENÇA, Diretor de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente do Exército Brasileiro, do Diretor de Projetos de Engenharia, Coronel João Paulo ZAGO, do Diretor-Presidente da IMBEL, Gen Div R/1 Aderico Visconte Pardi MATTIOLI e do Diretor Administrativo-Financeiro da IMBEL Cel R/1 Renato Mitrano PERAZZINI . Na ocasião, os Diretores vieram realizar uma VisIta de Orientação Técnica e reconhecimento aéreo, cuja finalidade é a de construir um emissário para o novo sistema de tratamento de dejetos industriais que permita seu lançamento de Piquete até Lorena, ambos no Estado de São Paulo. Durante a reunião, foi explanado ao Sr. General Valença e ao Sr. Cel Zago da necessidade imperiosa de se construir este novo sistema de tratamento de dejetos, sem poluir o meio ambiente.

 

 

 

 

 

Piquete (SP) – No dia 09 de setembro de 2021, a Fábrica Presidente Vargas realizou um PCI com os Cadetes do segundo ano do Curso de Engenharia. Na ocasião os Cadetes realizaram a ambientação com os empregados da SESMT, apresentação do material produzido na UP e visitaram as instalações da FPV. Para o coroamento do PCI, foi realizada uma demonstração com os explosivos produzidos pela Fábrica.

 

 

 

 

 

 

Piquete (SP) - No dia 02 de junho, a Fábrica Presidente Vargas (FPV) recebeu a visita do General de Exército Marcos Antonio AMARO dos Santos, Chefe do Estado-Maior do Exército (EME), do General de Exército Guido AMIN Naves, Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia e também Presidente do Conselho de Administração da IMBEL®, do General de Divisão Flávio Marcus LANCIA Barbosa – Vice-Chefe do EME, do General de Brigada Márcio BESSA Campos – 4º Subchefe do EME, do General de Brigada Otávio Rodrigues de MIRANDA FILHO – 5º SCh EME, do General de Brigada TALES Eduardo Areco VILLELA – Diretor de Fabricação, e dos demais oficiais superiores integrantes das Comitivas. Os visitantes foram recebidos pelo Diretor Presidente da Empresa, General de Divisão R/1 Aderico Visconte Pardi MATTIOLI, pelo Chefe de Fábrica, Coronel R/1 RONALDO César Brasil, e por outros integrantes da IMBEL®.

Na visita, a comitiva conheceu o parque fabril da Unidade de Produção (UP), o seu portifólio e projetos, destacando as potencialidades da IMBEL®, como Empresa Estratégica de Defesa e como braço fabril do Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro, inclusive no que diz respeito à preparação para atuar como Instituição de Pesquisa Científica e Tecnológica (ICT).

O evento serviu para apresentar o potencial do cluster de munições e comprovar o papel institucional da IMBEL® como fornecedora dos segmentos da Indústria Nacional de Defesa.

 

 

 

Piquete (SP) - A Fábrica Presidente Vargas (FPV) recebeu, no dia 11 de maio, uma Comitiva da Ucrânia, composta por empresários e autoridades. A visita teve como objetivo conhecer a linha de produção, produtos, projetos, atividades e as potencialidades da empresa.

A Comitiva formada pelo Embaixador da Ucrânia no Brasil, Sr. Rostylav Tronenko, e outros participantes esteve acompanhada por integrantes do Ministério da Defesa do Brasil. O Diretor-Presidente da Indústria de Material Bélico do Brasil - IMBEL®, Gen Div R/1 MATTIOLI e representantes de todas as unidades de produção da IMBEL estiveram no evento apresentando seu portfólio e suas capacidades. A Nitroquímica, empresa parceira da IMBEL®, também acompanhou a visita.

Para o General Mattioli, a visita é uma excelente oportunidade de prospectar novas parcerias e estreitar as relações com o setor Industrial de Defesa da Ucrânia, além de promover e consolidar junto à Comitiva visitante a marca IMBEL®, Empresa âncora da Base Industrial de Defesa (BID) do Brasil.

 

Embarque da Comitiva da Ucrânia, MD e IMBEL

Registro da Visita da Comitiva Ucraniana

Mostra de Capacidades da Fábrica da Estrela

Visita às linhas de produção da FPV

Visita às plantas de produção da FPV

Gen Duizit Brito do Ministério da Defesa cumprimenta integrante da Comitiva

Mostra de Capacidades da Fábrica de Itajubá

Mostra de Capacidades da Fábrica de Material de Comunicações e Eletrônica

Mostra de Capacidades da Fábrica de Juiz de Fora

 

Piquete (SP) - No dia 25 de março a Fábrica Presidente Vargas (FPV) apoiou, com o empréstimo de instalações e área de alvos, a Campanha de Tiro do 1º Batalhão de Aviação do Exército (BAvEx). O referido adestramento capacitou tecnicamente as tripulações ao tiro lateral embarcado com o uso de metralhadora. Foram realizados tiros diurnos e noturnos, este último com o emprego de óculos de visão noturna (OVN).

 

 

 

Piquete (SP) - Após dois meses de Estágio Supervisionado, no dia 2 de março, a Fábrica Presidente Vargas (FPV) apresentou as despedidas ao Universitário Wanderson da Cruz Walber, aluno do 9º período de Engenharia Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O Estágio foi coroado de êxito. A FPV pôde absorver novos conhecimentos do meio acadêmico e o Universitário Wanderson agregou em seu currículo a experiência profissional do dia-a-dia do “chão de fábrica”. Há que se destacar, ainda, o interesse, a dedicação e a vontade de aprender demonstrada pelo estagiário.

O Cel R1 Ronaldo Cesar Brasil de Souza, Chefe de Fábrica, expressou ao Estagiário Wanderson, votos de sucesso no prosseguimento de sua formação, e que os conhecimentos adquiridos nesta fábrica possam ser úteis para o seu futuro profissional.

A IMBEL agradece a renomada Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) pela parceria e deseja sucesso a esse Estabelecimento de Ensino, que tem como referência a área tecnológica.

 

 

 

 

 

Piquete (SP) - No período de 22 a 25 de fevereiro, a FPV apoiou com o empréstimo de instalações e área de alvos, a Campanha de Tiro do 2º BAvEx. O referido adestramento capacitou tecnicamente as tripulações ao tiro de metralhadora leve.

Foram realizados tiros terrestres e embarcados, diurno e noturno, este último com o emprego de óculos de visão noturna (OVN).

 

 

Piquete (SP) - A Fábrica Presidente Vargas (FPV) recebeu, no dia 15 de dezembro, uma comitiva do Egito. A visita teve como objetivo apresentar o parque industrial, produtos e serviços de Defesa e as potencialidades da empresa.

A comitiva, formada pelo Major General Mostafa Ahmed Elsayed Amer; Almirante Mahmoud Hosny Mahmoud Kheireldin e o Brigadeiro Mohamed Said Sayed Ahmed Mohamed, esteve acompanhada por integrantes do Ministério da Defesa do Brasil.

Todas as unidades de produção da IMBEL estiveram presentes apresentando seu portfólio. Empresas parceiras também acompanharam a visita como Mac Jee, GESPI, CSD, Usirota, RJC, Nitroquimica e AKAER.

Para o Diretor-Presidente da IMBEL, General Mattioli, a empresa fecha o ano com chave de ouro. ”Vemos com bons olhos esse momento. A IMBEL hoje se prepara para atuar como Instituição de Pesquisa Científica e Tecnológica e com essas visitas temos a oportunidade de prospectar parcerias e possíveis fornecedores”.

A comitiva visitou toda a fábrica e as seções de produção de nitroglicerina, de nitrocelulose e têxtil.

 

 

Nesta semana, nossa Fábrica Presidente Vargas, localizada na cidade de Piquete (SP), recebeu alunos do IME (Instituto Militar de Engenharia) em ação complementar à formação na área de explosivos. O grupo, que foi recepcionado pelo chefe da fábrica, Coronel R/1 Ronaldo Cesar Brasil de Souza, conheceu as instalações e acompanhou, na prática, testes realizados no local sob orientação do coordenador industrial da seção de garantia de qualidade, Ubirajara da Silva.

 

 

 

Em 28 de abril de 2020, após aprovação em rigoroso sistema de importação Americana, a Fábrica Presidente Vargas (FPV) "lacrou" o primeiro carregamento de Nitrocelulose de Grau Militar, para exportação aos EUA. A empreitada é fruto de uma parceria entre a FPV/IMBEL e a Companhia Nitro Química Brasileira, culminando com a exportação de um primeiro lote com uma quantidade significante, abrindo uma porta de excelentes possibilidades. O feito de exportar a outro país implica em atendimento a uma série de condicionantes mercadológicas e aduzem a um refinamento do produto FPV aos níveis mais altos do mercado internacional. Parabéns a todos colaboradores da IMBEL, em particular aos empregados da FPV por essa espetacular conquista.

 

 

 

 

Parceria firmada entre a Fábrica Presidente Vargas (FPV), a Nitro Química, Empresa nacional do setor de defesa, e a Empresa internacional St Marks Powder, também do setor de defesa, é destaque no site internacional defensa.com.

Acompanhe na ìntegra a notícia, clicando no Link abaixo:

https://www.defensa.com/brasil/imbel-proveedora-mayor-fabricante-propulsores-solidos-para-mundo

 

Em 2018, a FPV/IMBEL quebrou a emblemática barreira de produção de 1.000.000 Kg de TNT

 

A poucos meses de completar 110 anos de existência, data que será comemorada no próximo dia 15 de março, a Fábrica Presidente Vargas (FPV) localizada em Piquete-SP, bateu o recorde histórico de produção de Trinitrotolueno (TNT) em 2018, alcançando o número de 1.020.900 Kg.


O volume em questão representa um salto de aproximadamente 51% sobre o registrado em 2017, quando pouco mais de 670.000 Kg saíram da linha de produção da fábrica, resultado histórico à época, considerando o decênio 2007 – 2017. Vale ressaltar que a planta de TNT da FPV/IMBEL é a única em funcionamento no País.


Como se pode observar no gráfico abaixo, a diferença em relação ao ano de 2017 se equipara à produção de todo o ano de 2016 que alcançou 348.250 Kg.

 

 

A FPV, uma das Unidades de Produção da IMBEL, a “Primeira Empresa de Defesa do Brasil”, vem, desde 2016, superando sucessivas metas de produção de TNT, demonstrando, assim, os acertos da gestão da Empresa e o comprometimento da sua força de trabalho com as metas estabelecidas no seu Planejamento Estratégico.


A IMBEL parabeniza os integrantes da FPV pelo importante resultado alcançado.

No dia 27 de junho de 2018, durante a RIDEX (Rio International Defense Exhibition), foi assinado, pelo Gen Div R1 Celso José Tiago, Diretor-Presidente da IMBEL e pelos Sr Marcos Barros Cruz e André Dameto, Diretores-Gerais da NITRO QUÍMICA, um termo de cooperação entre ambas Empresas, visando à cooperação técnica para o desenvolvimento da indústria de nitrocelulose no Brasil.

Por força de lei, a IMBEL deve promover, com base na iniciativa privada, a implantação e desenvolvimento da indústria de material bélico de interesse do Exército. Assim como, pelo seu Estatuto Social, a Empresa deve fomentar a Base Industrial de Defesa e atividades correlatas essenciais para a IMBEL cumprir, dentre outros objetivos, as exigências de mobilização do País.

Pelo acordo, as empresas se comprometem com os Objetivos Estratégicos do País na área da Defesa, cabendo à IMBEL oferecer assessoramento para que a NITRO QUÍMICA fique em condições de produzir nitrocelulose grau militar, atendendo ao interesse da Mobilização Nacional. À NITRO QUÍMICA, por sua vez, caberá a prestação de assistência técnica para melhorar os níveis de manutenção e produtividade da FPV.

Na ótica do Planejamento Estratégico da Empresa, a cooperação com a Nitro Química está diretamente inter-relacionada com quatro Objetivos Estratégicos (OE) da IMBEL:

  • OE 1.1 - Alcançar sustentabilidade financeira;
  • OE 1.2 - Contribuir para o fortalecimento da infraestrutura industrial de defesa;
  • OE 2.2 - Alcançar participação relevante e sustentável de mercado; e
  • OE 4.3 - Contribuir para a capacidade de mobilização industrial.

Buscando ampliar seus mercados, as empresas também trabalham juntas para o desenvolvimento de novos produtos a base de nitrocelulose.

Das ações decorrentes da cooperação IMBEL - NITRO QUÍMICA, destaca-se a futura aquisição de nitrocelulose grau militar produzida pela IMBEL e a sua exportação pela NITRO QUÍMICA para os mercados mundiais em que a atua.

A celebração desse acordo, condicionado pela legislação vigente e direcionado para os Objetivos Estratégicos da IMBEL, representa uma significativa contribuição para o cumprimento das missões e a consecução dos objetivos da Empresa.

 

Acesse o Edital de Licitação nº 002/2017