Em 28 de abril de 2020, após aprovação em rigoroso sistema de importação Americana, a Fábrica Presidente Vargas (FPV) "lacrou" o primeiro carregamento de Nitrocelulose de Grau Militar, para exportação aos EUA. A empreitada é fruto de uma parceria entre a FPV/IMBEL e a Companhia Nitro Química Brasileira, culminando com a exportação de um primeiro lote com uma quantidade significante, abrindo uma porta de excelentes possibilidades. O feito de exportar a outro país implica em atendimento a uma série de condicionantes mercadológicas e aduzem a um refinamento do produto FPV aos níveis mais altos do mercado internacional. Parabéns a todos colaboradores da IMBEL, em particular aos empregados da FPV por essa espetacular conquista.

 

 

 

 

Parceria firmada entre a Fábrica Presidente Vargas (FPV), a Nitro Química, Empresa nacional do setor de defesa, e a Empresa internacional St Marks Powder, também do setor de defesa, é destaque no site internacional defensa.com.

Acompanhe na ìntegra a notícia, clicando no Link abaixo:

https://www.defensa.com/brasil/imbel-proveedora-mayor-fabricante-propulsores-solidos-para-mundo

 

Em 2018, a FPV/IMBEL quebrou a emblemática barreira de produção de 1.000.000 Kg de TNT

 

A poucos meses de completar 110 anos de existência, data que será comemorada no próximo dia 15 de março, a Fábrica Presidente Vargas (FPV) localizada em Piquete-SP, bateu o recorde histórico de produção de Trinitrotolueno (TNT) em 2018, alcançando o número de 1.020.900 Kg.


O volume em questão representa um salto de aproximadamente 51% sobre o registrado em 2017, quando pouco mais de 670.000 Kg saíram da linha de produção da fábrica, resultado histórico à época, considerando o decênio 2007 – 2017. Vale ressaltar que a planta de TNT da FPV/IMBEL é a única em funcionamento no País.


Como se pode observar no gráfico abaixo, a diferença em relação ao ano de 2017 se equipara à produção de todo o ano de 2016 que alcançou 348.250 Kg.

 

 

A FPV, uma das Unidades de Produção da IMBEL, a “Primeira Empresa de Defesa do Brasil”, vem, desde 2016, superando sucessivas metas de produção de TNT, demonstrando, assim, os acertos da gestão da Empresa e o comprometimento da sua força de trabalho com as metas estabelecidas no seu Planejamento Estratégico.


A IMBEL parabeniza os integrantes da FPV pelo importante resultado alcançado.

No dia 27 de junho de 2018, durante a RIDEX (Rio International Defense Exhibition), foi assinado, pelo Gen Div R1 Celso José Tiago, Diretor-Presidente da IMBEL e pelos Sr Marcos Barros Cruz e André Dameto, Diretores-Gerais da NITRO QUÍMICA, um termo de cooperação entre ambas Empresas, visando à cooperação técnica para o desenvolvimento da indústria de nitrocelulose no Brasil.

Por força de lei, a IMBEL deve promover, com base na iniciativa privada, a implantação e desenvolvimento da indústria de material bélico de interesse do Exército. Assim como, pelo seu Estatuto Social, a Empresa deve fomentar a Base Industrial de Defesa e atividades correlatas essenciais para a IMBEL cumprir, dentre outros objetivos, as exigências de mobilização do País.

Pelo acordo, as empresas se comprometem com os Objetivos Estratégicos do País na área da Defesa, cabendo à IMBEL oferecer assessoramento para que a NITRO QUÍMICA fique em condições de produzir nitrocelulose grau militar, atendendo ao interesse da Mobilização Nacional. À NITRO QUÍMICA, por sua vez, caberá a prestação de assistência técnica para melhorar os níveis de manutenção e produtividade da FPV.

Na ótica do Planejamento Estratégico da Empresa, a cooperação com a Nitro Química está diretamente inter-relacionada com quatro Objetivos Estratégicos (OE) da IMBEL:

  • OE 1.1 - Alcançar sustentabilidade financeira;
  • OE 1.2 - Contribuir para o fortalecimento da infraestrutura industrial de defesa;
  • OE 2.2 - Alcançar participação relevante e sustentável de mercado; e
  • OE 4.3 - Contribuir para a capacidade de mobilização industrial.

Buscando ampliar seus mercados, as empresas também trabalham juntas para o desenvolvimento de novos produtos a base de nitrocelulose.

Das ações decorrentes da cooperação IMBEL - NITRO QUÍMICA, destaca-se a futura aquisição de nitrocelulose grau militar produzida pela IMBEL e a sua exportação pela NITRO QUÍMICA para os mercados mundiais em que a atua.

A celebração desse acordo, condicionado pela legislação vigente e direcionado para os Objetivos Estratégicos da IMBEL, representa uma significativa contribuição para o cumprimento das missões e a consecução dos objetivos da Empresa.

 

Acesse o Edital de Licitação nº 002/2017