Órgãos Estatutários®

A seguir, os Órgãos Estatutários responsáveis pela administração e gestão da IMBEL®

Assembleia Geral

A Assembleia Geral é o órgão máximo da IMBEL®, com poderes para deliberar sobre todos os negócios relativos ao seu objeto e será regida pela Lei nº 6.404/76, inclusive quanto à sua competência para alterar o capital social e o estatuto social da IMBEL®, bem como eleger e destituir seus conselheiros a qualquer tempo. Devido ao fato de a IMBEL® ser uma Empresa Pública dependente, a Assembleia Geral é composta por um único representante do governo federal. A Assembleia Geral reunir-se-á ordinariamente uma vez por ano e, extraordinariamente, sempre que necessário, cujos trabalhos serão dirigidos pelo Presidente da IMBEL® ou pelo substituto que vier a designar.

Atas de Reunião

Conselho de Administração

É o órgão de orientação superior das atividades da Empresa e pela Diretoria-Executiva, sendo composto por 07 (sete) membros, a saber: 03 (três) indicados pelo Ministro de Estado da Defesa; o Diretor-Presidente da IMBEL®; 01 (um) indicado pelo Ministro de Estado do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; 01 (um) indicado pelo Ministro de Estado da Fazenda; e 01 (um) representante dos empregados.

Atas de Reunião Regimento Interno

Diretoria

A Diretoria é o órgão executivo de administração e representação, cabendo-lhe assegurar o funcionamento regular da IMBEL®, em conformidade com a orientação geral traçada pelo Conselho de Administração. A Diretoria da IMBEL® compor-se-á de, no mínimo, 04 (quatro) e, no máximo, 06 (seis) Diretores, demissíveis “ad nutum”, eleitos pelo Conselho de Administração, sendo um Diretor-Presidente, um Vice-Presidente Executivo e até 04 (quatro) Diretores sem designação especial, cujas atribuições específicas serão determinadas pelo Conselho de Administração.

Currículos Agenda do presidente

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal é órgão permanente de fiscalização, de atuação colegiada e individual. Além das normas previstas na Lei nº 13.303, de 30 de junho de 2016 aplicam-se aos membros do Conselho Fiscal da IMBEL® as disposições previstas na Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976 relativas a seus poderes, deveres e responsabilidades, a requisitos e impedimentos para investidura e a remuneração. O Conselho Fiscal é composto por 03 (três) membros efetivos e respectivos suplentes, tendo a seguinte composição: 01 (um) indicado pelo Ministério da Fazenda, como representante do Tesouro Nacional; e 02 (dois) membros indicados pelo Ministério da Defesa, dos quais 01 (um) pertence ao Comando do Exército.

Atas de Reunião Regimento Interno

Comitê de Auditoria

O Comitê de Auditoria é o órgão de suporte ao Conselho de Administração no que se refere ao exercício de suas funções de auditoria e de fiscalização sobre a qualidade das demonstrações contábeis e efetividade dos sistemas de controle interno e de auditorias interna e independente. O Comitê de Auditoria Estatutário, eleito e destituído pelo Conselho de Administração, é integrado por 03 (três) membros residentes em Brasília, local de realização das reuniões do Comitê.

Atas de Reunião

Comitê de Elegibilidade

O Comitê de Elegibilidade atua como órgão auxiliar na verificação da conformidade do processo de indicação e de avaliação dos administradores e Conselheiros Fiscais. O Comitê de Elegibilidade, escolhido pelo Conselho de Administração da IMBEL®, é constituído por 03 (três) membros, podendo ser, de outros comitês, preferencialmente o de auditoria, empregados ou Conselheiros de Administração, sem remuneração adicional, observados os artigos 156 e 165 da Lei 6.404, de 15 de dezembro de 1976.

Atas de Reunião