Rio de Janeiro (RJ) – Em parceria com o Instituto Militar de Engenharia (IME) e com o Centro de Avaliações do Exército (CAEx), a IMBEL participou, nos dias 11 e 12 de novembro de 2020, do Encontro de Engenheiros do Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército (SCTEx) “Uma Projeção para o futuro da IMBEL”,  no Rio de Janeiro, capital.

 

Estiveram presentes no evento o Diretor-Presidente da IMBEL, Gen Div MATTIOLI, o Gen Bda ARMANDO Morado Ferreira, Comandante do IME, o Diretor Industrial, Cel BRASIL, os Engenheiros das Unidades de Produção (UP) da Empresa, além de professores e alunos do IME.

 

A programação do evento constou de um ciclo de palestras e simpósios. Na cerimônia de abertura, no auditório do IME, o Gen Bda ARMANDO deu as boas vindas aos presentes e enfatizou a importância da integração e o intercâmbio científico-tecnológico entre os engenheiros envolvidos. Em seguida, o Gen MATTIOLI agradeceu a oportunidade do Encontro e acentuou que “o principal produto da IMBEL é manter a capacidade estratégica junto ao Exército Brasileiro e que o compartilhamento das informações entre os engenheiros presentes é que trará as soluções necessárias para garantir a excelência na qualidade dos produtos desenvolvidos pela Empresa”.

 

Após as palavras do Gen MATTIOLI, o Cel BRASIL deu seguimento ao evento ministrando a Palestra “Perspectivas da Inovação da IMBEL” e salientou que a capacidade de inovar é a mais importante característica de organizações competitivas e que prospectar o futuro para apoiar a tecnologia requer longo prazo. Por fim, convidou os alunos do IME para visitarem as Fábricas da Empresa. Em seguida, no Simpósio “Demandas tecnológicas da IMBEL”, com debates temáticos sobre o assunto, os engenheiros e representantes de cada Unidade de Produção (UP) da IMBEL apresentaram os principais produtos de seu portfólio, expuseram os seus problemas e suas demandas. Após o Simpósio, houve a visitação aos laboratórios das seções de ensino daquele Estabelecimento de Ensino (IME).

 

No dia 12, o evento ocorreu no CAEx e teve início com a Palestra “Sistemática de Avaliação do CAEx” ministrada pelo Cel QEM Marcello Menezes EIFLER, Chefe da Divisão de Avaliação de Materiais daquela Organização Militar, onde apresentou o Centro de Avaliações do Exército  e também os Produtos Controlados pelo Exército (PCE). Posteriormente, ocorreu o Simpósio “Restrições propostas para o processo de avaliação de desempenho dos produtos desenvolvidos na IMBEL”. No encerramento, o General Mattioli agradeceu a acolhida e concluiu que “o CAEx é mais que uma organização certificadora, é o caminho para o desenvolvimento”. Finalizando o Encontro, ocorreu a visita às linhas de tiro do CAEx e aos laboratórios do Centro Tecnológico do Exército (CTEx), com as boas vindas do Gen Div ROBSON Santana de Carvalho, Comandante do CTEx.

 

O evento foi uma excelente oportunidade para que os Engenheiros da IMBEL pudessem apresentar e discutir suas necessidades de ampliação do conhecimento científico-tecnológico com os corpos docente e discente do IME, e também com o CAEx e CTEx, havendo uma intercâmbio de experiências que irão contribuir imensamente no desenvolvimento e na qualidade dos produtos IMBEL.

NOTÍCIAS ANTERIORES

 

*Você pode selecionar a Unidade de Produção de interesse

Sede FE FI FPV FJF FMCE