Parabéns à Fábrica da Estrela (FE) pelo transcurso do seu 214º aniversário de criação.

 

 

 

Magé (RJ) - A Fábrica da Estrela (FE) recebeu, no dia 16 de setembro, uma comitiva da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Cívil do Estado do Rio de Janeiro, para realização de instrução técnica. A visita foi conduzida pelo Eng. Siller Honse e o Blaster Ossimar Vieira, e teve como finalidade proporcionar aos alunos do Curso de Operações Táticas Especiais conhecimentos sobre a manipulação, fabricação e utilização de explosivos, bem como o acionamento de pequenas cargas.

A programação constou de uma palestra institucional, instrução de uso de explosivos, visita às linhas de produção e demonstração de detonação dos explosivos no campo de testes da FE. O evento fortaleceu os laços institucionais existentes entre a IMBEL e a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, importante Órgão de Segurança Pública.

 

Campo de Teste da FE

Apresentação da Palestra Institucional

Oficina do Cordel

Instruções na planta de RDX

 

Magé (RJ) - No dia 30 de junho, a Fábrica da Estrela (FE) realizou mais uma entrega de Petardos ao Exército Brasileiro.

A produção de Petardo é realizada na oficina pertencente a Seção de Detonadores. Durante o processo, todos os cunhetes e peças do Petardo foram rastreados, ou seja,  marcados e registrados pelo sistema de rastreabilidade utilizado pela Fábrica da Estrela.

Mais uma vez a IMBEL reforça a sólida parceria com o Exército Brasileiro, com a realização das entregas previstas no Termo de Execução Descentralizada - TED 003/20 entre o Comando Logístico do Exército - COLOG e a IMBEL.

 

Etapa de Embalagem de Petardo

Carregamento de Petardo no caminhão

 

Magé (RJ) - No dia 22 de junho do corrente ano, o Cel. Assis, Chefe da Fábrica da Estrela, recebeu o Prefeito de Magé (RJ), Sr Renato Cozzolino, para assinatura do contrato de concessão de uso da área do tradicional Grêmio Estrela.

A Fábrica da Estrela (FE) está instalada em Raiz da Serra desde 1831. Já o Grêmio Estrela foi inaugurado em 1954 e entrou para história da região pelas suas atividades esportivas, campeonatos de futebol, shows com artistas de destaque da MPB e eventos corporativos. Com o passar dos anos, ocorreu a limitação orçamentária e as atividades do Grêmio da Estrela foram interrompidas.

Esta parceria irá possibilitar a revitalização da área. Segundo a Secretaria de Infraestrutura de Magé, o projeto inclui a construção de uma Vila Olímpica, com piscina, pista de atletismo, campo de futebol  e quadras poliesportivas.

Assim, a IMBEL® reforça sua responsabilidade social e seu compromisso com o bem-estar da comunidade, pois entende que o fomento de ações voltadas para o esporte e para a educação valorizam e preservam a história da primeira Indústria de Defesa do Brasil, fortalecendo a integridade da Empresa.

Na ocasião, o Cel Assis manifestou a intenção de ampliar as parcerias de cooperação que sempre marcaram a história do Município de Magé e da Fábrica da Estrela.

 

Cel Assis, chefe da Fábrica da Estrela, e o Sr. prefeito de Magé, Renato Cozzolino, após a assinatura da parceria.

Cel. Assis em entrevista para o canal da Prefeitura de Magé

Sr. prefeito de Magé, Renato Cozzolino, assinando o contrato de concessão de uso da área do Grêmio Estrela

Início das obras de revitalização da área do Grêmio Estrela

Integrantes da Prefeitura de Magé fiscalizando a demolição das antigas instalações do Grêmio Estrela

 

Magé (FE) - No último dia 20 de maio, o Instituto Estadual do Ambiente – INEA realizou a cerimônia de posse do Conselho Consultivo do Refúgio de Vida Silvestre Estadual da Serra da Estrela – CONREVISEST.

O refúgio existe com o objetivo fundamental de proteger as populações silvestres de animais e plantas nativas da Mata Atlântica ameaçadas de extinção da região da Serra da Estrela. A Unidade de Conservação de Proteção Integral (UCPI) tem cerca de 4.811 hectares, localizados na Região Hidrográfica da Baía de Guanabara, abrangendo áreas dos municípios de Petrópolis, Duque de Caxias e Magé, formando um corredor ecológico que liga as UCs Federais, Reserva Biológica do Tinguá e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, integrando assim o Mosaico Central Fluminense no Corredor Ecológico da Serra-do-Mar, além de sobrepor-se parcialmente a Área de Proteção Ambiental de Petrópolis.

Os objetivos do conselho consultivo são oferecer transparência para a gestão da unidade por meio da participação popular; contribuir para a elaboração e implementação do Plano de Manejo e outros instrumentos de gestão territorial, como a delimitação da zona de amortecimento; e contribuir para a integração e diálogo das unidades de conservação com a comunidade.

Segundo a Técnica em Meio Ambiente da FE, Luciana Stumpf, a existência da Fábrica da Estrela na localidade é fundamental para preservação da área verde e dos animais silvestres na região, reafirmando o compromisso da IMBEL com o Meio Ambiente.

 

 

 

 

 

É com muito pesar que a Família IMBEL® informa o falecimento do empregado ELISEU SIMÕES, nesta quinta-feira, dia 11 de fevereiro, em decorrência de complicações após um procedimento cirúrgico.

O destacado empregado exercia o cargo de Técnico Administrativo da Divisão de Recursos Humanos na Fábrica da Estrela (FE), há 39 anos. O Sr Simões ingressou na Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL®) em 1982.

Exemplo de esposo, pai e avô, Eliseu deixará um legado de solidariedade, probidade, honestidade, carinho aos amigos de trabalho e a todos que com ele tiveram o privilégio de conviver.

A Família IMBEL® reitera as suas condolências à família e os agradecimentos a todos que externaram seus sentimentos e pesares pela partida do nosso querido Eliseu.

 

Brasília, DF, 11 de fevereiro de 2021.

 

 

 

 

 

 

 

 

No dia 17 de dezembro de 2019, o Chefe da Fábrica da Estrela realizou uma reunião com os empregados em agradecimento ao empenho, dedicação e colaboração prestados durante o ano, ressaltando a importância de toda a Força de Trabalho.

A fotografia anexa expõe os empregados na Unidade de Produção em frente ao Casarão histórico.

A Fábrica da Estrela deseja votos de Boas Festas aos empregados e suas respectivas famílias, rogando ao Senhor todas as bênçãos de saúde e felicidade.

 

 

 

 

No dia 13 de novembro, a Fábrica da Estrela (FE) recebeu os alunos do VI Curso de Operações de Polícia de Choque – COPC/2019, do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) para a realização de uma visita técnica nas Unidades de Produção, com a finalidade de adquirir conhecimento sobre explosivos, fabricação e a utilização em teste de performance.

A visita também teve como objetivo a instrução técnica para que os alunos pudessem identificar como conhecer os efeitos ocasionados por explosivos.

Os integrantes foram recepcionados na entrada da fábrica e conduzidos para as instalações pelo Eng Siller Honse, acompanhado do EC Ossimar Vieira a fim de apresentar a Fábrica da Estrela, as atividades desenvolvidas nas diversas plantas e demonstrar o funcionamento dos produtos.

A Fábrica da Estrela deseja sucesso aos alunos e reafirma a satisfação em poder contribuir para o aprimoramento dos policiais.

 

 

 

No dia 28 de outubro, a Fábrica da Estrela (FE) recebeu alunos do Curso de Aperfeiçoamento em Engenharia do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC)/Marinha do Brasil, para a realização de uma visita técnica nas Unidades de Produção, com a finalidade de adquirir conhecimento sobre a fabricação de explosivos e sua utilização em teste de performance.

Os integrantes foram recepcionados na entrada da fábrica e conduzidos para as instalações pelo Eng Siller Honse e pelo EC Ossimar Vieira, encarregados de conduzir a visita. Foi apresentado aos alunos as atividades desenvolvidas nas diversas plantas e demonstrado o funcionamento dos diversos produtos.

A Fábrica da Estrela deseja sucesso aos alunos e reafirma a satisfação em poder contribuir para o aprimoramento dos engenheiros.

Com a presença do Ministro do Supremo Tribunal Militar, Gen Ex Mattos, do Diretor-Presidente da IMBEL, Gen Div Tiago e demais convidados, realizou-se no dia 13 de maio de 2015, a transmissão da Chefia da Fábrica da Estrela (FE), do Cel Eng Mil Antonio Carlos Lonthfranc ao Cel Cav George da Silva Divério. O evento coincidiu com as comemorações do 207º aniversário de criação da FE, herdeira histórica da Real Fábrica de Pólvora da Lagoa Rodrigo de Freitas fundada no Rio de Janeiro, em 13 de maio de 1808. O Cel Lonthfranc exerceu as funções de Chefe da FE em duas oportunidades, entre 2007 e 2011, e de 2012 até a presente data, e de Diretor Administrativo-Financeiro da IMBEL, de outubro de 2011 a novembro de 2012. Dentre as inúmeras realizações à frente daquela Unidade de Produção (UP) destacam-se a construção e instalação da nova planta de Trinitroresorcinol e a implantação de uma unidade de tratamento de efluentes dos explosivos iniciadores. Na oportunidade em que deixa a Chefia da FE, os integrantes da IMBEL se despedem do amigo, ex-Diretor e ex-Chefe de UP, com saudade e reconhecimento por sua dedicação à empresa nas mais diversas situações, desejando-lhe saúde e muitas felicidades na nova fase de vida. O Cel Divério, antes de sua nomeação para o cargo de Chefe da FE, servia no Estado Maior do Exército, em Brasília-DF, onde desempenhava a função de Assistente do Chefe do Escritório de Projetos do Exército. Ao novo Chefe da FE, votos de sucesso e realizações no desempenho da dignificante função.