Acesse o Edital de Convocação e informe-se sobre a Assembléia Geral Ordinária 4 - 2018

 

 

Acesse o Edital de Convocação e informe-se sobre a Assembléia Geral Ordinária 3 - 2018

 

 

 

Visando ao estabelecimento de possível acordo comercial com a IMBEL, executivos da empresa SAUDI CHEMICAL COMPANY LIMITED (SCCL) do Reino da Arábia Saudita (RAS) e da empresa parceira Mac Jee visitaram a Sede da IMBEL em Brasília e as Fábricas Presidente Vargas (FPV) e da Estrela (FE), no período de 08 a 12 de junho de 2018. A comitiva visitante tinha a seguinte constituição:

Da SCCL

  • Sr. Thamer Mohammed Almuhid
  • Sr. Mohammed Hamad Alnafjan

Da Mac Jee

  • Sr. Simon Jeannot
  • Sr. José Madeira
  • Sr. Frédéric Corazza
  • Sr. Roy Kelly
  • Sr. Emerson Rosa
  • Sra Alessandra Stefane

As visitas resultaram da política de aproximação do Brasil com a Arábia Saudita no campo da defesa militar, promovida pelo Grupo Parlamentar Brasil-Arábia Saudita recentemente aprovado na Comissão de Relações Exteriores do Senado. Paralelamente às ações governamentais de aproximação comercial com o RAS, a IMBEL vem consolidando parceria com a empresa Mac Jee que atua na comercialização de produtos e insumos do segmento de defesa.

A prospecção de novas oportunidades comerciais pela Mac Jee tem colocado a marca IMBEL em evidência, suscitando a possibilidade de inserção de alguns dos seus produtos no mercado internacional. Como parte do programa de criação de uma indústria bélica saudita autócne que diminua a dependência externa de fornecimento de equipamentos bélicos, a comitiva saudita tratou com a IMBEL da importação de TNT e de outros insumos e artefatos bélicos.

A programação se iniciou no dia 08 de junho, com a visita da ilustre comitiva à Sede da IMBEL em Brasília-DF, onde assistiu a uma apresentação institucional da Empresa e visitou um showroom, no qual foram exibidos alguns modelos de armas e mockup de munições pesadas fabricadas pela IMBEL. Naquela oportunidade, os empresários sauditas puderam conhecer a disposição da Empresa em atender as demandas apresentadas pelos empresários sauditas, restando visitar a FPV e a FE para concluir sobre a sua capacidade fabril e técnica.   

No dia 11 de junho, a comitiva visitou a FPV, sendo recepcionada pelo Diretor Industrial da IMBEL, Cel Álvaro, e pelo Chefe da UP, Cel Eleazar, o qual apresentou aos visitantes os processos produtivos e a estrutura da fábrica. A continuidade da programação consistiu do acompanhamento de reações explosivas no Laboratório Balístico e visita às instalações fabris, encerrando-se com demonstrações de detonação de granadas de Art 155 e minas Claymore carregadas com TNT e PLASTEX, respectivamente.

Na visita à FE realizada no dia 12 de junho, a comitiva visitante foi recepcionada pelo Diretor de Mercado, Cel Raulino, e pelo Chefe da UP, Cel Divério, e pôde conhecer os processos de fabricação de explosivos produzidos na FE. Em seguida, percorreu as instalações fabris da UP, detendo-se mais demoradamente na planta de RDX, a única  em atividade na América Latina.

Concluído o programa de visitas, pode-se perceber que a comitiva saudita ficou impressionada com o potencial produtivo da IMBEL, ensejando a continuidade dos entendimentos envolvendo a IMBEL, a SCCL e a Mac Jee para concretização de efetivas e importantes parcerias comerciais.

Acesse o Edital de Convocação e informe-se sobre a Assembléia Geral Ordinária 2 - 2018

 

 

No dia 29 de maio, a empresa China North Industries Corporation (NORINCO) compareceu à Sede da IMBEL no QG do Exército em Brasília-DF, para apresentar seu vasto portfólio de produtos de defesa e buscar parcerias com a IMBEL. A comitiva da NORINCO, composta pelos Sr Li Wenjie, Diretor- Geral, Wong Junqi, Vice-Presidente do Instituto da Indústria Militar da China, Wu Siming, Gerente Comercial, He Qigge, Representante Comercial, Walter Haddad, Diretor da NORINCO Brasil e Cel R1 Paulo, foi recepcionada nas instalações da Sede - BSB pelo Vice-Presidente Executivo da Empresa, Gen Valdetaro, diretores e assessores, e por representantes do Gabinete do Comandante do Exército e das 4ª e 5ª Subchefias do Estado Maior do Exército (EME). A programação constou de apresentações institucionais das duas empresas, de uma exposição de produtos IMBEL e de uma rodada final de discussões na qual foram levantadas algumas possibilidades comerciais.

A NORINCO é pioneira e líder do comércio militar chinês, sendo um dos seus objetivos, reforçar a sua presença no mercado de defesa mundial, expandindo suas operações para mercados emergentes como os da América Latina, Ásia e África. O conglomerado estatal chinês produz múltiplas soluções de defesa com destaque para equipamentos e sistemas de apoio de fogo, de comunicações, de suporte às operações logísticas, de detecção, além de blindados, munições convencionais e inteligentes e armas de pequeno porte.

Do encontro envolvendo as duas estatais foi possível identificar tecnologias de interesse para as Forças Armadas do Brasil e de possível aproveitamento pela IMBEL para o desenvolvimento de novos produtos, principalmente munições pesadas.

Acesse o Edital de Convocação e informe-se sobre a Assembléia Geral Ordinária 1 - 2018

 

 

Acesse o Edital de Convocação e informe-se sobre a Assembléia Geral Extraordinária para Alteração do Estatuto Social, com a finalidade de adequação à Lei nº 13.303 e Decreto nº 8.94.

 

 

Cumprindo extensa programação de visitas no Brasil, uma comitiva da República Federal da Nigéria, tendo à frente o Comandante do Exército daquele país, Tenente-General Tukur Yusufu BURATAI, visitou o Quartel-General do Exército (QG Ex) em Brasília-DF, no dia 27 de abril, a fim de conhecer aspectos da Política Nacional de Defesa, a partir de informações gerais fornecidas por integrantes do Ministério da Defesa (MD,) e estabelecer contato comercial com a IMBEL®.
A comitiva estrangeira foi recepcionada pelo Gen Div AMIN, Chefe do Escritório de Projetos Estratégicos do Exército (EPEX), e pelo Cel R/1 RAULINO, Diretor de Mercado da IMBEL®, sendo em seguida conduzida ao estande de exposições de Material de Emprego Militar (MEM) montado na área externa do QG Ex. Na oportunidade, a comitiva conheceu equipamentos e sistemas de armas utilizados pelo EB e teve contato com alguns produtos IMBEL®: o Fz IA2, alguns modelos de Pst, facas de campanha e o rádio TPP-1400. Na ocasião a comitiva recebeu folders com especificações técnicas dos equipamentos produzidos pela Empresa.
Encerrando o programa, a comitiva foi conduzida à sala de reuniões da 5ª Subchefia do Estado Maior do Exército (EME), onde assistiu às apresentações do MD sobre a Política de Exportações de MEM e de fomento à Base Industrial de Defesa (BID), e da IMBEL®, abordando a sua estrutura e portfólio de produtos. 
O evento proporcionou à BID nacional, em particular à IMBEL®, reais possibilidades de estreitamento das relações comerciais com a Nigéria.

Está sendo comemorada em Brasília, no período de 28 a 31 de julho, a Semana do Engenheiro Militar, cujo Patrono, Coronel Ricardo Franco de Almeida Serra, nascido em Portugal, em 3 de agosto de 1748, chegou ao Brasil em 1780 e desempenhou as funções de cartógrafo, geógrafo, astrônomo e sociólogo. 

A programação, coordenada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), consta de um ciclo de palestras, exposição de Materiais de Emprego Militar (MEM) e de outros eventos desportivos e sociais. A IMBEL se faz representar nas comemorações por meio de um estande onde foram expostos o fuzil 5,56 IA2, o rádio TPP 1400 com osteofone e facas.

Nesta oportunidade, a IMBEL adere às homenagens prestadas àqueles que, com sua capacidade profissional e elevado conhecimento técnico, compõem parcela expressiva da força de trabalho da empresa e contribuem para o aperfeiçoamento de seus processos produtivos e maximização da qualidade de seus produtos.

Após mais de um ano e dois meses aguardando decisão judicial, finalmente foi exarada pela Justiça do Trabalho sentença em favor da IMBEL, derrubando liminar favorável à pretensão do SINDSEP/DF de reduzir a jornada de trabalho semanal dos empregados lotados na Sede de Brasília de 42 para 36 horas. A despeito da inconteste comprovação da jornada de trabalho de 42 horas estabelecida nos contratos de trabalho dos empregados e da necessidade de se observar os princípios da ética e da moralidade que devem reger as relações trabalhistas no Brasil, aquele Sindicato tentava obter vantagens para pequena parcela de trabalhadores da empresa, em detrimento do tratamento isonômico que deve ser dispensado a toda força de trabalho da IMBEL. A decisão da Juíza do Trabalho em relação a essa questão põe fim a um período marcado por incertezas, em virtude do ambiente de insegurança jurídica produzido pela liminar, e interrompe a sangria de recursos dos cofres públicos decorrente do prejuízo financeiro gerado com a redução da carga horária semanal para 36 horas que totalizou no período, cerca de R$ 2.200.000,00 (dois milhões e duzentos mil reais). O retorno ao regime de trabalho de 42 horas pelos empregados da Sede - BSA se dará com a publicação no DOU, na semana de 13 a 17 de julho, da Sentença que já se encontra disponível para consulta no site do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (http://www.trt10.jus.br/index.php#). Insira os seguintes dados nos campos em branco: Nº 578; Ano 2014; Órgão 5; Tribunal: 10; Vara: 6. Em seguida digite o código alfanumérico e realize a pesquisa.

Em cerimônia realizada no Gabinete do Diretor-Presidente da IMBEL, Gen Div Tiago, tomou posse do cargo de Diretor de Mercado, o Cel Raulino. Presidido pelo Gen Ex Mayer, Presidente do Conselho de Administração da empresa, o evento constou da leitura do Decreto Presidencial e da Resolução do Presidente do Conselho de Administração nomeando o novo Diretor, além do seu "curriculum vitae". O Cel Raulino ingressou na IMBEL em 12 de maio de 2014. Além da extensa lista de funções desempenhadas durante a carreira militar no Brasil e no exterior, realizou cursos de graduação e especialização nas áreas de administração e ensino, reunindo as condições necessárias para exercer com eficiência a nova função. Desejamos ao Cel Raulino continuados sucessos no desempenho do cargo de Diretor de Mercado.

Com a presença do Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Gen Ex Elito, do Comandante do Exército, Gen Ex Villas Bôas, do Chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, Gen Ex de Nardi, do Ministro do Superior Tribunal Militar, Gen Ex Mattos, e demais autoridades civis e militares, foi realizada no dia 11 de maio, a transmissão da Chefia do DCT do Gen Ex Mayer ao Gen Ex Juarez, o qual, até então, ocupava o cargo de Comandante Militar do Oeste. Antes da transmissão oficial do cargo foi inaugurado o retrato do Gen Ex Mayer na Galeria dos antigos Chefes do DCT. A cerimônia de transmissão foi realizada no Gabinete do Comandante do Exército e constou das palavras de despedida do Gen Mayer da Chefia do DCT e do serviço ativo do Exército, da leitura pelo Gen Villas Bôas do elogio ao Gen Mayer consignado pelo Gen Ex Enzo, ex-Cmt do Exército, da leitura do “curriculum vitae” do novo Chefe do DCT, do ato de transmissão de cargo e dos cumprimentos dos convidados aos Chefes sucedido e sucessor. Durante os mais de 4 anos em que chefiou o DCT, o Gen Mayer acumulou a função de Presidente do Conselho de Administração da IMBEL, marcando sua gestão à frente daquele colegiado pelo discernimento e equilíbrio aplicados nas deliberações que envolveram a empresa. Ao finalizar sua gestão como Chefe de Ciência e Tecnologia do Exército, a IMBEL agradece pelo prestígio que lhe foi oferecido nas mais diversas situações e formula votos de sucesso na nova etapa de vida. Ao Gen Ex Juarez, novo Chefe do DCT, desejamos felicidades na condução dos assuntos da área de Ciência e Tecnologia da Força Terrestre e que sua relação com a IMBEL seja marcada por realizações concretas que venham a fortalecer, cada vez mais, sua condição de empresa estratégica de defesa.