Podcast na Rádio Verde-Oliva traz entrevista do Gen Canhaci.

Ouça, clicando no link a seguir.

https://soundcloud.com/exercitooficial/braco-forte-134-industria-de-material-belico-do-brasil

 

 

 

No dia de hoje, 12 de maio, quinta-feira, cumprindo previsão constante do Estatuto Social da IMBEL (CA/IMBEL) e com base na eleição ocorrida na 4ª reunião extraordinária do Conselho de Administração realizada em 29 de abril corrente, tomou posse do cargo de conselheiro daquele colegiado, o Diretor-Presidente da Empresa, Gen Div R1Ricardo Rodrigues Canhaci.

O CA/IMBEL é o órgão de deliberação estratégica e colegiada da IMBEL, cujas decisões buscam manter o direcionamento estratégico dos negócios, de acordo com os principais interesses da Empresa, protegendo o seu patrimônio e maximizando o retorno sobre os seus investimentos, reunindo-se, regularmente, 1 (uma) vez por mês, e de forma extraordinária, sempre que necessário..

O CA/IMBEL é composto por 7 (sete) membros, a saber: 3 (três) indicados pelo ministério da Defesa (MD); o Diretor-Presidente da IMBEL; 2 (dois) indicados pelo Ministério da Economia (ME) e 1 (um) representante dos Empregados. O colegiado tem prazo de gestão unificado de 2 (dois) anos, permitidas, no máximo, 3 (três) reconduções sucessivas.

 

 

No dia 17 de dezembro, a IMBEL® realizou em Brasília, no “Estande de Tiro General Darcy Lázaro”, o evento denominado “Café com Tiro”, que consistiu numa Missão Comercial com Tiro assistido (MCTA) para divulgação de sua linha de produtos para autoridades do Ministério da Defesa (MD).

A MCTA foi organizada e conduzida pela Diretoria de Mercado (DRMER) da Empresa, contando com o apoio do Comando de Militar do Planalto (CMP), que além de autorizar a utilização do estande de tiro, disponibilizou equipe de apoio para a condução e segurança da demonstração de tiro (Oficial de Tiro e auxiliares), ambulância e equipe médica.

O evento contou com as ilustres presenças do Secretário de Produtos de Defesa (SEPROD), Sr MARCUS DEGAULT, do Major – Brigadeiro Intendente AURÉLIO, Diretor do Departamento de Financiamentos e Economia de Defesa (DEPFIN), do Gen Bda RANGEL, Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação (DECTI), além de outros integrantes do Ministério da Defesa. Na oportunidade, os convidados foram recepcionados pelo Diretor-Presidente da IMBEL, Gen Div R/1 MATTIOLI.

 As atividades consistiram de apresentação e instruções teóricas de manuseio do armamento e da realização de tiro assistido com o Fuzil de Assalto 5,56 IA2 e com pistolas de diversos modelos e calibres fabricadas pela IMBEL. Nas atividades de divulgação de produtos IMBEL foram expostos e manuseados pelo público presente o Fuzil de Assalto 5,56 IA2, a Carabina 7,62 IA2, as facas IA2 e Amazônica, além de pistolas de diversos calibres.

A missão comercial foi uma excelente oportunidade para divulgação dos produtos IMBEL, tradicional fornecedora aos seus clientes institucionais e privados de armamentos de alta qualidade e durabilidade, com eficiência comprovada nas mais variadas condições de emprego.

 

 

 

 

 

 

 

 

O Tribunal de Contas da União (TCU) realiza, sistematicamente, levantamentos para conhecer melhor a situação da Governança no setor público e estimular as organizações públicas a adotarem boas práticas de Governança. 

A partir de 2017, o TCU unificou quatro levantamentos de Governança - pessoas, TI, contratações e Governança Pública - e tornou o levantamento anual, público e parte integrante do processo de prestação de contas anuais a fim de disseminar as boas práticas de Governança no Setor Público Brasileiro.

Objetivando fomentar essas boas práticas, estimulando as competências gerais que articulam e mobilizam princípios, atuação ética e governança, foi criado o PRÊMIO REDE GOVERNANÇA BRASIL (RGB), visando atribuir mérito à atuação relevante na esfera pública nacional.

A Rede Governança Brasil, grupo colaborativo e qualificado tecnicamente composto por servidores públicos, professores e especialistas, reuniu evidências fornecidas pelas instituições e empresas selecionadas, e em auditorias do TCU, da Controladoria Geral da União (CGU), dentre outros, para selecionar as três primeiras colocadas, em duas categorias distintas - Administração Pública Federal Direta, autárquica e fundacional, e Estatais e Sociedades de Economia Mista - para fins de premiação.

Na 2ª edição do evento, no universo de 378 organizações públicas que participaram do levantamento de 2021, a Indústria de Material Bélico do Brasil - IMBEL® destacou-se na categoria Estatais e Sociedades de Economia Mista, com a avaliação no índice integrado de Governança e gestão (iGG) de 95,27%. Na cerimônia de premiação ocorrida nesta quinta-feira, 16 de dezembro, o Diretor-Presidente da IMBEL®, Gen Div R/1 Aderico Visconte Pardi Mattioli, recebeu das mãos do Ministro Augusto Nardes do TCU o prêmio ao qual a Empresa fez jus.

A IMBEL® recebe esse reconhecimento com muito orgulho, marcando de forma indelével uma trajetória que acompanhou a evolução da governança da Empresa nos últimos anos. O sucesso alcançado pela IMBEL® no 2º PRÊMIO RGB deve-se à sinergia existente entre os seus órgãos estatutários, ao alinhamento estratégico com as diretrizes emanadas pelo Comandante do Exército e ao esforço da sua força de trabalho para a consolidação dos princípios de conformidade, transparência e accountability, conceito em inglês que define responsabilidades no processo de tomada de decisões que impactam a sociedade.  

 

 

 

 

 

 

Brasília (DF) – em 16 de setembro a IMBEL recebeu a visita de avaliação técnica do Ministério da Defesa, com a finalidade de verificar a permanência da classificação dos produtos da Empresa em consonância com as regras e normas da Lei 12.598/2012, que rege o tema. A IMBEL apresentou a Comissão do Departamento de Defesa/MD as condições que deram origem ao credenciamento da IMBEL como Empresa Estratégica de Defesa e a classificação de seus produtos como Estratégico de Defesa (PED) ou de Defesa (PRODE). Por parte do MD, a atividade foi coordenada pelo Departamento de Produtos de Defesa (DEPROD) com a participação do Centro de Apoio a Sistemas Logísticos de Defesa (CASLODE).

Além da Presidência, Diretores e Assessores da IMBEL, participaram da visita de avaliação técnica: o CMG GOULART, Cel Av R1 PINTO SAMPAIO, ambos do DEPROD/MD; CF Ref EM WILLY, do CALODE/MD; Cel Inf HENRIQUE e TC HEBERT, ambos da Força Aérea; Cel SOARES, Cel LUÍS FERREIRA, Cel VELOSO, Maj CASTELLANI, Maj OTÁVIO e 1º Ten MICHELLE PONTES, do Exército Brasileiro.

 

 

 

 

 

 

 

Brasília (DF) - No dia 09 de setembro, a IMBEL® apoiou a realização do V Torneio de Tiro das Nações com os Adidos Militares estrangeiros acreditados no Brasil. O evento que anualmente é planejado e conduzido pela 5ª Subchefia do Estado-Maior do Exército, foi realizado no estande de tiro General Darcy Lázaro, em Brasília-DF. Participaram da quinta edição do Torneio cerca de 50 Adidos das Nações Amigas e Militares do Estado-Maior do Exército (EME).

O Torneio já faz parte do calendário de eventos que buscam estreitar as relações do Exército Brasileiro com as Aditâncias estrangeiras sediadas em Brasília-DF, e constitui excelente oportunidade para que a IMBEL® divulgue o seu portfólio junto aos representantes militares e parceiros internacionais.

 

Mostra de Capacidades com os produtos IMBEL

Torneio de Tiro com Adidos estrangeiros e Militares do EB

Torneio de Tiro com Adidos estrangeiros e Militares do EB

Em destaque na foto as munições produzidas na FJF

Adido do Canadá recebe informações do Cap Almeida sobre os produtos IMBEL

 

Brasília (DF) - No dia 03 de agosto do corrente ano, a IMBEL® participou do Torneio de Tiro do Quadro de Engenheiros Militares (QEM) e Oficiais do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT). O evento ocorreu no Estande de Tiro General Darcy Lázaro, em Brasília/DF e foi organizado pela Base Administrativa do Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEx).

Estiveram presentes o Gen Ex AMIN, Chefe do DCT, Gen Div R/1 MATTIOLI, Diretor-Presidente da IMBEL, Gen Div R/1 EXPEDITO, Vice-Presidente Executivo, Engenheiros Militares e Oficiais do DCT.

Durante o Torneio, a IMBEL® apresentou a Mostra de Capacidades com destaques para a linha de produtos IA2 e linhas de pistolas, material de comunicações e eletrônica, munições pesadas e pólvoras, explosivos, propelentes, iniciadores e acessórios.

 

 

Santa Maria (RS) – No período de 28 de junho a 9 de julho, foi realizado em Santa Maria, RS, o 1° tiro digital da Artilharia do Exército Brasileiro (acionamento das peças de artilharia por intermédio do terminal do Comandante da Linha de Fogo – CLF – com o Sistema Gênesis) com o acionamento realizado pelo Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio. Durante o evento foi realizado o Apronto Operacional da Força Sul - FORSUL, conduzido pela 3ª Divisão do Exército (3ª DE). Veja o vídeo no link no final desta matéria.

Entre diversas atividades previstas pela 3ª DE e executadas pelas Brigadas, Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército (AD/3) e OMDS (Organizações Militares Diretamente Subordinadas), a AD/3 coordenou o teste de integração do Sistema Gênesis ao obuseiro autopropulsado A5+ BR (que possibilitou o disparo digital); o Adestramento do 29º GAC AP no Simulador de Apoio de Fogo de Santa Maria; a Demonstraçãodo Projeto de modernização do M 109 A5 para o Cmt Ex e comitiva; além de uma intensificação de Fogos com o 3° GAC AP (em controle operacional – Ct Op), o 19° GAC (em Ct Op), o 27° GAC e o 29° GAC  AP, além dos Pelotões de Morteiro Pesado (Pel Mrt P) das 1ª e 2ª Brigadas de Cavalaria Mecanizada em apoio a uma Força Tarefa Subunidade Blindada – FT SU Bld. A rajada inicial foi realizada em uma missão HNA (“hora no alvo”) precedida da entrada em posição da Bateria do Regimento Mallet com seus M 109 A5+ BR (obuseiros autopropulsados).

O Sistema Gênesis de Coordenação e Direção de Tiro, desenvolvido pelos Engenheiros da Fábrica de Material de Comunicações e Eletrônica (FMCE/IMBEL), é um sistema computadorizado nível Brigada, que objetiva substituir os métodos tradicionais, de forma a atender às necessidades de apoio de fogo das armas de Infantaria, Cavalaria e Artilharia.

Dotado de equipamentos robustecidos, apropriados para o emprego em campanha, o sistema possibilita maior precisão e um expressivo ganho de velocidade no processamento das missões de tiro, permitindo que o comandante intervenha no combate pelo fogo no momento oportuno e com munições e volumes adequados.

Esse sistema torna o apoio de fogo contínuo e preciso, realizando a centralização de todas as unidades de tiro que estão sob seu controle operacional. Além disso, o Sistema Gênesis é flexível e modular, permitindo a redistribuição de seus módulos em função das necessidades táticas.

 

Brasília (DF) - A Indústria de Material Bélico do Brasil - IMBEL®, primeira Empresa Estratégica de Defesa e Segurança do País – e a Avibras Indústria Aeroespacial – reconhecida mundialmente ao longo de seus 60 anos de história pela excelência em tecnologia e qualidade de seus produtos e sistemas de defesa – firmaram, no dia 10 de junho, um Memorando de Entendimento (MOU) com o objetivo de estreitar uma parceria não acionária para o desenvolvimento, a industrialização e a comercialização conjunta de produtos e serviços de ambas as empresas.

A IMBEL® e a Avibras estão somando esforços para fortalecer e impulsionar a Base Industrial de Defesa e Segurança do Brasil, em consonância com a Política e a Estratégia Nacional de Defesa.

A assinatura da parceria aconteceu na Sede da IMBEL® em Brasília, DF, e contou com as presenças do Diretor-Presidente da Indústria de Material Bélico do Brasil, General Aderico Mattioli, do Sr. João Brasil Carvalho Leite – Diretor-Presidente da Avibras e Diretores das duas empresas.

 

 

 

Brasília (DF) – No dia 7 de junho, a Sede da Indústria de Material Bélico do Brasil - IMBEL® recebeu a visita de Cadetes, monitores e instrutores do Curso de Material Bélico da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

A viagem da comitiva da tradicional Escola de Formação de Oficiais da Linha Bélica do Exército Brasileiro (EB) teve como finalidade visitar as Guarnições de Brasília (DF) e Formosa (GO), proporcionando aos Cadetes do último ano da AMAN (4º ano) o intercâmbio com Unidades Logísticas, Diretorias do Comando Logístico, bem como o Centro de Instrução e o Centro Logístico do Comando de Artilharia do Exército, Grande Comando do EB responsável pela Artilharia de Mísseis e Foguetes. Integraram a comitiva do Curso de Material Bélico da AMAN 25 Cadetes, sendo 10 integrantes do segmento feminino, as primeiras mulheres a serem formadas pela AMAN.

 

Brasília (DF) - Na tarde do dia 27 de maio, foi realizada na sala de videoconferência do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), no Quartel General do Exército – Brasília/DF, a Cerimônia de Transmissão do Cargo de Presidente do Conselho de Administração (CA) da Indústria de Material Bélico do Brasil - IMBEL®, do General de Exército Décio Luis SCHONS para o General de Exército Guido AMIN Naves, novo Chefe do DCT. Ela foi precedida pela 339ª Reunião Ordinária do Conselho, na qual o General AMIN foi apresentado aos demais conselheiros e realizadas algumas deliberações do colegiado. Além dos Conselheiros, estiveram presentes o General de Divisão MATTIOLI, Diretor-Presidente da IMBEL®, o General de Divisão LUIS HENRIQUE, Vice-Chefe do DCT, Diretores, Assessores e Chefes das Unidades de Produção da IMBEL®, por meio de videoconferência.

Após a Reunião Ordinária, ocorreu o Cerimonial de Passagem da Presidência do CA/IMBEL. Com a posse do Gen AMIN é restabelecida a prática do Chefe do DCT, órgão central do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército (SCTIEx) ao qual a Empresa se integra, exercer cumulativamente a Presidência do CA/IMBEL.

Reunião Ordinária do CA/IMBEL com participação por videoconferência

Conselheiros e Diretores na sala de videoconfência do DCT

Gen Ex AMIN e Gen Ex Schons assinam o Termo de posse e passagem de função

Gen Ex Schons recebe lembrança institucional da IMBEL entre pelo Dr René, Advogado-Geral da IMBEL

Gen Ex Schons recebe uma Placa de agradecimento do Sr Carlos Barbosa, Secretário-Executivo do CA, em nome da Família IMBEL

Brasília (DF) – No dia 24 de maio do corrente ano, o General MATTIOLI, Diretor-Presidente da Indústria de Material Bélico do Brasil - IMBEL®, recebeu o Sr MASARU SAITO, Diretor-Presidente da Empresa Japan Radio CO. - JRC do Brasil, acompanhado do Adido de Defesa do Japão, Coronel KANAI SHIGEKI, e do General LAURIA, representante da Empresa parceira. Estiveram presentes também na reunião : General OKAMURA - Sistema de Defesa, Indústria e Academia de Inovação (SISDIA), Cel RIPPEL - Diretoria de Mercado/ IMBEL®, Coronel ALEX - Fábrica de Material de Comunicações e Eletrônica (FMCE), e integrantes dessas organizações/setores do Exército e IMBEL®.

A reunião ocorreu na sala de reuniões da 1ª Empresa Estratégica de Defesa e Segurança do Brasil, no Quartel-General do Exército em Brasília (DF), e teve como objetivo tratar da assinatura do Termo de Cooperação Técnica, Industrial e Comercial entre a IMBEL® e a JRC visando à fabricação do Sistema IMBEL® - JRC TACTICAL LONG-TERM EVOLUTION – LTE (G4) destinado ao mercado de segurança.

Gen Mattioli e o Sr Masaru durante a assinatura do Termo de Cooperação

Gen Mattioli, Sr Masaru Saito, Gen Okamura, Gen Lauria, Cel Kanai e representantes do EB, JRC e IMBEL

Gen Mattioli e o Sr Masaru assinam o Termo de Cooperação

Participantes da reunião no Salão Guararapes (QGEx)

Sr Masaru e o Gen Mattioli no Salão Guararapes (QGEx) durante a recepção da Comitiva da JRC

 

Brasília (DF) - No dia 14 de abril do corrente ano, o Gen Mattioli, Diretor-Presidente da IMBEL participou de uma reunião com a ISA Representação Comercial LTDA, na Sede da IMBEL, em Brasília.

A reunião teve como finalidade tratar sobre acordos comerciais, entre a IMBEL e a ISA.

Os objetivos previstos foram plenamente atingidos reforçando os laços de parceria com a ISA Representante Comercial e a IMBEL.

 

 

 

Brasília (DF) - No dia 13 de maio, o Gen Mattioli, Diretor-Presidente da IMBEL. recebeu a visita institucional do Prefeito de Piquete Sr Rômulo Kazimierz Luszczynski, eleito no pleito eleitoral de 2020 e do Vice-Prefeito, Sr Christian Uchoa.

A visita teve como objetivo estreitar os laços de amizade, bem como tratar de assuntos referentes a imóveis localizados em Piquete/SP, pertencentes a IMBEL. 

Na oportunidade, o Gen Mattioli apresentou votos de sucesso ao Prefeito e expressou a intenção de manter os vínculos de cooperação, que sempre marcaram a história de Piquete e da Fábrica Presidente Vargas (FPV).

 

 

Brasília (DF) – No dia 16 de abril, na Concha Acústica do Quartel General do Exército – Brasília - DF, ocorreu a Despedida do General Ex Edson Leal Pujol do Comando do Exército.

Estiveram presentes na solenidade o General Div R/1 Aderico Visconte Pardi Mattioli, Diretor-Presidente, e o Gen Div R/1 Expedito Alves de Lima, Vice-Presidente Executivo, representando a Indústria de Material Bélico do Brasil - IMBEL®, integrantes do Alto-Comando e diversas Organizações Militares de Brasília.

O Chefe de Assuntos Estratégicos do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército César Augusto Nardi de Souza, representou os militares presentes ao fazer um discurso e entregar ao Comandante uma lembrança.

Em um discurso emocionado,  o General Ex Edson Leal Pujol  proferiu as seguintes palavras, que marcaram a sua despedida:

“Sinto uma alegria muito grande por ter sido soldado e integrante do Exército Brasileiro”.

O General Leal Pujol terminou suas palavras prestando continência a todos os presentes como forma de reconhecimento pelo trabalho realizado no período em que esteve à frente do Exército.

Após a Cerimônia, em uma despedida informal, foi entregue ao Gen Ex Leal Pujol, uma Pistola Comemorativa aos 45 anos da IMBEL®, modelo .45 GC MD2, adquirida e ofertada por amigos, como forma de agradecimento pelo incondicional apoio prestado durante o seu Comando.

 

Fotos: CCOMSEX

 

Brasília (DF) - No período de 06 a 07 de abril de 2021, foi realizada no auditório do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) em Brasília/DF, a 1ª Reunião dos Comandantes, Chefes e Diretores do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), órgão central do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército Brasileiro (SCTIEx).

Por estar vinculada tecnicamente ao DCT e integrar o SCTIEx, a IMBEL participou da referida Reunião, sendo representada pelo seu Diretor-Presidente, Gen Div Mattioli.

A Reunião teve como principais objetivos apresentar o SCTIEx ao Chefe substituto do DCT, Gen Ex Guido Amin Naves, e permitir um primeiro contato com os Comandantes, Chefes e Diretores das Organizações Militares diretamente Subordinadas (OMDS) e a alta-administração da IMBEL.

No evento, o Gen Mattioli discorreu sobre aspectos relevantes e potencialidades da Empresa.

O encontro serviu como excelente oportunidade para reforçar a importância da participação da IMBEL no SCTIEx e permitir que os decisores do Sistema melhor conhecessem as possibilidades tecnológicas da 1ª Empresa de Defesa do Brasil vinculada ao Comando do Exército.

 

 

Formosa (GO) – No dia 15 de março, a IMBEL participou junto com o Comando de Artilharia do Exército, por intermédio do 16º Grupo de Mísseis e Foguetes, de testes de Comunicações para a integração do Sistema Gênesis.

A atividade contou com a presença do General Mattioli, Diretor Presidente da IMBEL, do General de Divisão Expedito, Vice-Presidente, do General de Brigada Ivan Sousa Corrêa Filho, Comandante do Comando de Comunicação e Guerra Eletrônica do Exército, do General de Brigada Marcelo Gurgel do Amaral Silva, Comandante de Artilharia do Exército, do General de Brigada R1 Dênis Taveira Martins, Gerente do Programa Estratégico do Exército - Obtenção da Capacidade Operacional Plena, do General de Brigada Amadeu Martins Marto, Gerente do Projeto Integração Gênesis, do Coronel Moises da Paixão Junior, do Comando de Operações Terrestres e de representantes da empresa IMBEL, HARRIS e militares da Companhia de Comando e Controle do Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CComGEx) e integrantes da Fábrica de Material de Comunicações e Eletrônica (FMCE).

Todas as diretrizes, orientações e medidas de combate à pandemia causada pelo coronavírus foram respeitadas.

A Fundação Getulio Vargas (FGV) e a Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), considerando os Decretos Estaduais e Municipais recentemente publicados para intensificar as medidas restritivas a fim de prevenir o contágio da COVID-19, resolvem ADIAR a aplicação da prova do concurso público, previamente agendada para o dia 11 de abril de 2021, para todos os cargos dispostos no edital de abertura, publicado em 06 de janeiro de 2021, no site da FGV. A data provável de aplicação da prova passa a ser 06 de junho de 2021, a qual será ratificada até o dia 14 de maio de 2021, a depender do controle da situação pandêmica nas respectivas cidades de prova. Serão disponibilizadas, no site da FGV, informações complementares. Não haverá reabertura de novo período de inscrições. 

 

Fundação Getúlio Vargas

No dia 04 de março, o Jornal da Rede Bandeirante de Televisão deu destaque a uma reportagem que evidencia o crescimento da Indústria Nacional de Defesa, além da criação de milhares de empregos no país.

De acordo com a matéria veiculada, em 2019 a Indústria de Defesa bateu Recorde em exportação e hoje busca maior investimento no setor.

Na reportagem, o Secretário de Produtos de Defesa (SEPROD/MD), Sr Marcos Degaut, enfatiza os diversos seguimentos na área e também a gama de produtos ofertados, que de acordo com ele "enchem de orgulho o setor da Indústria de Defesa".

O Ministro da Defesa, Gen Ex Fernando Azevedo, cita a importância na exportação dos produtos para a geração de divisas para o Brasil.

Veja a reportagem na íntegra, acessando o link abaixo:

 

fonte: Jornal da Band/UOL

Fuzil de Assalto 7,62 IMBEL IA2 é homologado pelo Exército

 

Brasília (DF) - O Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro homologou o Relatório de Avaliação do Fuzil de Assalto 7,62 IMBEL IA2 (Fz Ass 7,62 IA2) fabricado pela Indústria de Material Bélico do Brasil - IMBEL®, primeira Empresa Estratégica de Defesa e Segurança do Brasil.

Durante o processo de avaliação o Fz Ass 7,62 IA2 da IMBEL realizou testes e avaliações operacionais, inclusive em uma simulação de condições especiais de combate, após emersão da água do mar. Este teste de emersão foi conduzido pelo Centro de Avaliações do Exército (CAEx) "Campo de Provas da Marambaia" com a participação de militares do 1º Esquadrão de Cavalaria Pára-quedista (1º Esqd Cav Pqdt).

Vem aí a 6ª MOSTRA BID BRASIL, o maior evento da Base Industrial de Defesa e Segurança do País! E será em Brasília, Capital Federal! Reservem o período de 17 a 19 de agosto de 2021.

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

É com muito pesar que a Família IMBEL® informa o falecimento do Coronel do Quadro de Engenheiros Militares CLAUDIO NOSSAR PARANHOS JUNIOR, nesta sexta feira, 1º de janeiro de 2021, em Niterói, RJ.

O Coronel Paranhos integrou os quadros da IMBEL por quase 20 anos, inclusive como Chefe da Fábrica de Material de Comunicações e Eletrônica (FMCE), situada no Rio de Janeiro, RJ, no período de 2011 a 2016.

O Engenheiro Militar angariou a amizade e admiração dos integrantes da FMCE/IMBEL e do Exército Brasileiro pelo entusiasmo, dedicação e abnegação sendo, sem margem de dúvida, um divisor de águas na história da FMCE.

Pelo seu dinamismo e arrojado espírito empreendedor foi, como Chefe da FMCE, o grande responsável pelo atual portfólio de produtos, destacando-se o Sistema Gênesis de Direção e Coordenação de Tiro, a família de Transceptores VHF MALLET II, o Transceptor Portátil UHF TPP-1400 e as tratativas iniciais para a concepção do Transceptor Multibanda RONDON, este último utilizando a tecnologia de Rádio Definido por Software (RDS).

A Empresa agradece as significativas contribuições do Coronel Paranhos ao Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro, prestando sua homenagem ao eterno integrante da IMBEL e suas condolências à família e amigos, compartilhando a tristeza da perda do ente querido.


 

 

Rio de Janeiro (RJ) – Em parceria com o Instituto Militar de Engenharia (IME) e com o Centro de Avaliações do Exército (CAEx), a IMBEL participou, nos dias 11 e 12 de novembro de 2020, do Encontro de Engenheiros do Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército (SCTEx) “Uma Projeção para o futuro da IMBEL”,  no Rio de Janeiro, capital.

 

Estiveram presentes no evento o Diretor-Presidente da IMBEL, Gen Div MATTIOLI, o Gen Bda ARMANDO Morado Ferreira, Comandante do IME, o Diretor Industrial, Cel BRASIL, os Engenheiros das Unidades de Produção (UP) da Empresa, além de professores e alunos do IME.

 

A programação do evento constou de um ciclo de palestras e simpósios. Na cerimônia de abertura, no auditório do IME, o Gen Bda ARMANDO deu as boas vindas aos presentes e enfatizou a importância da integração e o intercâmbio científico-tecnológico entre os engenheiros envolvidos. Em seguida, o Gen MATTIOLI agradeceu a oportunidade do Encontro e acentuou que “o principal produto da IMBEL é manter a capacidade estratégica junto ao Exército Brasileiro e que o compartilhamento das informações entre os engenheiros presentes é que trará as soluções necessárias para garantir a excelência na qualidade dos produtos desenvolvidos pela Empresa”.

 

Após as palavras do Gen MATTIOLI, o Cel BRASIL deu seguimento ao evento ministrando a Palestra “Perspectivas da Inovação da IMBEL” e salientou que a capacidade de inovar é a mais importante característica de organizações competitivas e que prospectar o futuro para apoiar a tecnologia requer longo prazo. Por fim, convidou os alunos do IME para visitarem as Fábricas da Empresa. Em seguida, no Simpósio “Demandas tecnológicas da IMBEL”, com debates temáticos sobre o assunto, os engenheiros e representantes de cada Unidade de Produção (UP) da IMBEL apresentaram os principais produtos de seu portfólio, expuseram os seus problemas e suas demandas. Após o Simpósio, houve a visitação aos laboratórios das seções de ensino daquele Estabelecimento de Ensino (IME).

 

No dia 12, o evento ocorreu no CAEx e teve início com a Palestra “Sistemática de Avaliação do CAEx” ministrada pelo Cel QEM Marcello Menezes EIFLER, Chefe da Divisão de Avaliação de Materiais daquela Organização Militar, onde apresentou o Centro de Avaliações do Exército  e também os Produtos Controlados pelo Exército (PCE). Posteriormente, ocorreu o Simpósio “Restrições propostas para o processo de avaliação de desempenho dos produtos desenvolvidos na IMBEL”. No encerramento, o General Mattioli agradeceu a acolhida e concluiu que “o CAEx é mais que uma organização certificadora, é o caminho para o desenvolvimento”. Finalizando o Encontro, ocorreu a visita às linhas de tiro do CAEx e aos laboratórios do Centro Tecnológico do Exército (CTEx), com as boas vindas do Gen Div ROBSON Santana de Carvalho, Comandante do CTEx.

 

O evento foi uma excelente oportunidade para que os Engenheiros da IMBEL pudessem apresentar e discutir suas necessidades de ampliação do conhecimento científico-tecnológico com os corpos docente e discente do IME, e também com o CAEx e CTEx, havendo uma intercâmbio de experiências que irão contribuir imensamente no desenvolvimento e na qualidade dos produtos IMBEL.

Rio de Janeiro (RJ) - O Fuzil de Assalto 7,62 IA2 (Fz Ass 7,62 IA2), fabricado pela IMBEL, foi utilizado pelo Exército Brasileiro no Estágio de Fundamentos de Teste e Avaliação e de Requisitos, no último mês de outubro. A demonstração de tiro foi realizada pelo 1º Esquadrão de Cavalaria Paraquedista.

O estágio foi realizado pelo Centro de Avaliações do Exército (CAEx) e o Instituto Militar de Engenharia (IME), com o objetivo de proporcionar aos estagiários teste operacional com fuzil 7,62 IA2 de concepção e fabricação nacionais . Os ensaios foram realizados com os Fz Ass 7,62 IA2 aparelhados com sistema de mira fixo e móvel.

Brasíia (DF) - No dia 05 de novembro, a IMBEL® realizou uma palestra institucional e uma exposição de armamento, munições e material de comunicações para os Adidos Militares e Adjuntos de Adidos do Exército Brasileiro que assumirão suas missões ao longo de 2021.

O evento fez parte do Estágio de Preparação programado pela 5ª Subchefia do Estado-Maior do Exército (EME), destinado a preparar e orientar os oficiais do Exército Brasileiro que irão desempenhar suas funções junto às Missões Diplomáticas Brasileiras no exterior.

Na ocasião, os futuros Adidos Militares e Adjunto de Adidos tiveram a oportunidade de identificar os produtos de defesa da IMBEL e se familiarizar com aspectos relevantes da Empresa.

A equipe de Assessoria de Comunicação Institucional da IMBEL (ACI) realizou no período de 19 a 23 de outubro uma visita às fábricas FMCE, FE e FJF. O objetivo foi fazer a captação de imagens, inclusive aéreas, e vídeos das fábricas, além de coletar depoimentos dos empregados e chefes de fábrica, para reunir um extenso material de comunicação institucional. Todas as fábricas serão visitadas pela equipe ainda em 2020.


A visita começou pela FMCE (RJ) e Casa dos Pilões/Portal da Real Fábrica de Pólvora na Lagoa Rodrigo de Freitas, área que hoje integra o Jardim Botânico. Edificações remanescentes onde se realizava a etapa mais perigosa do processo de produção do explosivo – a compactação da pólvora, foram visitadas pela equipe.


Processos como a rastreabilidade na produção de Emulsão (explosivo civil utilizado em explosão e desmonte de rochas) e a caldeira à lenha que gera vapor para o processo de produção da planta RDX, foram registrados.


A visita às fábricas FI e FPV estão programadas para o final de novembro e início de dezembro.

Acesse o Edital de Convocação e informe-se sobre a Assembléia Geral Ordinária 4 - 2018

 

 

Acesse o Edital de Convocação e informe-se sobre a Assembléia Geral Ordinária 3 - 2018

 

 

 

Visando ao estabelecimento de possível acordo comercial com a IMBEL, executivos da empresa SAUDI CHEMICAL COMPANY LIMITED (SCCL) do Reino da Arábia Saudita (RAS) e da empresa parceira Mac Jee visitaram a Sede da IMBEL em Brasília e as Fábricas Presidente Vargas (FPV) e da Estrela (FE), no período de 08 a 12 de junho de 2018. A comitiva visitante tinha a seguinte constituição:

Da SCCL

  • Sr. Thamer Mohammed Almuhid
  • Sr. Mohammed Hamad Alnafjan

Da Mac Jee

  • Sr. Simon Jeannot
  • Sr. José Madeira
  • Sr. Frédéric Corazza
  • Sr. Roy Kelly
  • Sr. Emerson Rosa
  • Sra Alessandra Stefane

As visitas resultaram da política de aproximação do Brasil com a Arábia Saudita no campo da defesa militar, promovida pelo Grupo Parlamentar Brasil-Arábia Saudita recentemente aprovado na Comissão de Relações Exteriores do Senado. Paralelamente às ações governamentais de aproximação comercial com o RAS, a IMBEL vem consolidando parceria com a empresa Mac Jee que atua na comercialização de produtos e insumos do segmento de defesa.

A prospecção de novas oportunidades comerciais pela Mac Jee tem colocado a marca IMBEL em evidência, suscitando a possibilidade de inserção de alguns dos seus produtos no mercado internacional. Como parte do programa de criação de uma indústria bélica saudita autócne que diminua a dependência externa de fornecimento de equipamentos bélicos, a comitiva saudita tratou com a IMBEL da importação de TNT e de outros insumos e artefatos bélicos.

A programação se iniciou no dia 08 de junho, com a visita da ilustre comitiva à Sede da IMBEL em Brasília-DF, onde assistiu a uma apresentação institucional da Empresa e visitou um showroom, no qual foram exibidos alguns modelos de armas e mockup de munições pesadas fabricadas pela IMBEL. Naquela oportunidade, os empresários sauditas puderam conhecer a disposição da Empresa em atender as demandas apresentadas pelos empresários sauditas, restando visitar a FPV e a FE para concluir sobre a sua capacidade fabril e técnica.   

No dia 11 de junho, a comitiva visitou a FPV, sendo recepcionada pelo Diretor Industrial da IMBEL, Cel Álvaro, e pelo Chefe da UP, Cel Eleazar, o qual apresentou aos visitantes os processos produtivos e a estrutura da fábrica. A continuidade da programação consistiu do acompanhamento de reações explosivas no Laboratório Balístico e visita às instalações fabris, encerrando-se com demonstrações de detonação de granadas de Art 155 e minas Claymore carregadas com TNT e PLASTEX, respectivamente.

Na visita à FE realizada no dia 12 de junho, a comitiva visitante foi recepcionada pelo Diretor de Mercado, Cel Raulino, e pelo Chefe da UP, Cel Divério, e pôde conhecer os processos de fabricação de explosivos produzidos na FE. Em seguida, percorreu as instalações fabris da UP, detendo-se mais demoradamente na planta de RDX, a única  em atividade na América Latina.

Concluído o programa de visitas, pode-se perceber que a comitiva saudita ficou impressionada com o potencial produtivo da IMBEL, ensejando a continuidade dos entendimentos envolvendo a IMBEL, a SCCL e a Mac Jee para concretização de efetivas e importantes parcerias comerciais.

Acesse o Edital de Convocação e informe-se sobre a Assembléia Geral Ordinária 2 - 2018

 

 

No dia 29 de maio, a empresa China North Industries Corporation (NORINCO) compareceu à Sede da IMBEL no QG do Exército em Brasília-DF, para apresentar seu vasto portfólio de produtos de defesa e buscar parcerias com a IMBEL. A comitiva da NORINCO, composta pelos Sr Li Wenjie, Diretor- Geral, Wong Junqi, Vice-Presidente do Instituto da Indústria Militar da China, Wu Siming, Gerente Comercial, He Qigge, Representante Comercial, Walter Haddad, Diretor da NORINCO Brasil e Cel R1 Paulo, foi recepcionada nas instalações da Sede - BSB pelo Vice-Presidente Executivo da Empresa, Gen Valdetaro, diretores e assessores, e por representantes do Gabinete do Comandante do Exército e das 4ª e 5ª Subchefias do Estado Maior do Exército (EME). A programação constou de apresentações institucionais das duas empresas, de uma exposição de produtos IMBEL e de uma rodada final de discussões na qual foram levantadas algumas possibilidades comerciais.

A NORINCO é pioneira e líder do comércio militar chinês, sendo um dos seus objetivos, reforçar a sua presença no mercado de defesa mundial, expandindo suas operações para mercados emergentes como os da América Latina, Ásia e África. O conglomerado estatal chinês produz múltiplas soluções de defesa com destaque para equipamentos e sistemas de apoio de fogo, de comunicações, de suporte às operações logísticas, de detecção, além de blindados, munições convencionais e inteligentes e armas de pequeno porte.

Do encontro envolvendo as duas estatais foi possível identificar tecnologias de interesse para as Forças Armadas do Brasil e de possível aproveitamento pela IMBEL para o desenvolvimento de novos produtos, principalmente munições pesadas.

Acesse o Edital de Convocação e informe-se sobre a Assembléia Geral Ordinária 1 - 2018

 

 

Acesse o Edital de Convocação e informe-se sobre a Assembléia Geral Extraordinária para Alteração do Estatuto Social, com a finalidade de adequação à Lei nº 13.303 e Decreto nº 8.94.

 

 

Cumprindo extensa programação de visitas no Brasil, uma comitiva da República Federal da Nigéria, tendo à frente o Comandante do Exército daquele país, Tenente-General Tukur Yusufu BURATAI, visitou o Quartel-General do Exército (QG Ex) em Brasília-DF, no dia 27 de abril, a fim de conhecer aspectos da Política Nacional de Defesa, a partir de informações gerais fornecidas por integrantes do Ministério da Defesa (MD,) e estabelecer contato comercial com a IMBEL®.
A comitiva estrangeira foi recepcionada pelo Gen Div AMIN, Chefe do Escritório de Projetos Estratégicos do Exército (EPEX), e pelo Cel R/1 RAULINO, Diretor de Mercado da IMBEL®, sendo em seguida conduzida ao estande de exposições de Material de Emprego Militar (MEM) montado na área externa do QG Ex. Na oportunidade, a comitiva conheceu equipamentos e sistemas de armas utilizados pelo EB e teve contato com alguns produtos IMBEL®: o Fz IA2, alguns modelos de Pst, facas de campanha e o rádio TPP-1400. Na ocasião a comitiva recebeu folders com especificações técnicas dos equipamentos produzidos pela Empresa.
Encerrando o programa, a comitiva foi conduzida à sala de reuniões da 5ª Subchefia do Estado Maior do Exército (EME), onde assistiu às apresentações do MD sobre a Política de Exportações de MEM e de fomento à Base Industrial de Defesa (BID), e da IMBEL®, abordando a sua estrutura e portfólio de produtos. 
O evento proporcionou à BID nacional, em particular à IMBEL®, reais possibilidades de estreitamento das relações comerciais com a Nigéria.

Está sendo comemorada em Brasília, no período de 28 a 31 de julho, a Semana do Engenheiro Militar, cujo Patrono, Coronel Ricardo Franco de Almeida Serra, nascido em Portugal, em 3 de agosto de 1748, chegou ao Brasil em 1780 e desempenhou as funções de cartógrafo, geógrafo, astrônomo e sociólogo. 

A programação, coordenada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), consta de um ciclo de palestras, exposição de Materiais de Emprego Militar (MEM) e de outros eventos desportivos e sociais. A IMBEL se faz representar nas comemorações por meio de um estande onde foram expostos o fuzil 5,56 IA2, o rádio TPP 1400 com osteofone e facas.

Nesta oportunidade, a IMBEL adere às homenagens prestadas àqueles que, com sua capacidade profissional e elevado conhecimento técnico, compõem parcela expressiva da força de trabalho da empresa e contribuem para o aperfeiçoamento de seus processos produtivos e maximização da qualidade de seus produtos.

Após mais de um ano e dois meses aguardando decisão judicial, finalmente foi exarada pela Justiça do Trabalho sentença em favor da IMBEL, derrubando liminar favorável à pretensão do SINDSEP/DF de reduzir a jornada de trabalho semanal dos empregados lotados na Sede de Brasília de 42 para 36 horas. A despeito da inconteste comprovação da jornada de trabalho de 42 horas estabelecida nos contratos de trabalho dos empregados e da necessidade de se observar os princípios da ética e da moralidade que devem reger as relações trabalhistas no Brasil, aquele Sindicato tentava obter vantagens para pequena parcela de trabalhadores da empresa, em detrimento do tratamento isonômico que deve ser dispensado a toda força de trabalho da IMBEL. A decisão da Juíza do Trabalho em relação a essa questão põe fim a um período marcado por incertezas, em virtude do ambiente de insegurança jurídica produzido pela liminar, e interrompe a sangria de recursos dos cofres públicos decorrente do prejuízo financeiro gerado com a redução da carga horária semanal para 36 horas que totalizou no período, cerca de R$ 2.200.000,00 (dois milhões e duzentos mil reais). O retorno ao regime de trabalho de 42 horas pelos empregados da Sede - BSA se dará com a publicação no DOU, na semana de 13 a 17 de julho, da Sentença que já se encontra disponível para consulta no site do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (http://www.trt10.jus.br/index.php#). Insira os seguintes dados nos campos em branco: Nº 578; Ano 2014; Órgão 5; Tribunal: 10; Vara: 6. Em seguida digite o código alfanumérico e realize a pesquisa.

Em cerimônia realizada no Gabinete do Diretor-Presidente da IMBEL, Gen Div Tiago, tomou posse do cargo de Diretor de Mercado, o Cel Raulino. Presidido pelo Gen Ex Mayer, Presidente do Conselho de Administração da empresa, o evento constou da leitura do Decreto Presidencial e da Resolução do Presidente do Conselho de Administração nomeando o novo Diretor, além do seu "curriculum vitae". O Cel Raulino ingressou na IMBEL em 12 de maio de 2014. Além da extensa lista de funções desempenhadas durante a carreira militar no Brasil e no exterior, realizou cursos de graduação e especialização nas áreas de administração e ensino, reunindo as condições necessárias para exercer com eficiência a nova função. Desejamos ao Cel Raulino continuados sucessos no desempenho do cargo de Diretor de Mercado.

Com a presença do Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Gen Ex Elito, do Comandante do Exército, Gen Ex Villas Bôas, do Chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, Gen Ex de Nardi, do Ministro do Superior Tribunal Militar, Gen Ex Mattos, e demais autoridades civis e militares, foi realizada no dia 11 de maio, a transmissão da Chefia do DCT do Gen Ex Mayer ao Gen Ex Juarez, o qual, até então, ocupava o cargo de Comandante Militar do Oeste. Antes da transmissão oficial do cargo foi inaugurado o retrato do Gen Ex Mayer na Galeria dos antigos Chefes do DCT. A cerimônia de transmissão foi realizada no Gabinete do Comandante do Exército e constou das palavras de despedida do Gen Mayer da Chefia do DCT e do serviço ativo do Exército, da leitura pelo Gen Villas Bôas do elogio ao Gen Mayer consignado pelo Gen Ex Enzo, ex-Cmt do Exército, da leitura do “curriculum vitae” do novo Chefe do DCT, do ato de transmissão de cargo e dos cumprimentos dos convidados aos Chefes sucedido e sucessor. Durante os mais de 4 anos em que chefiou o DCT, o Gen Mayer acumulou a função de Presidente do Conselho de Administração da IMBEL, marcando sua gestão à frente daquele colegiado pelo discernimento e equilíbrio aplicados nas deliberações que envolveram a empresa. Ao finalizar sua gestão como Chefe de Ciência e Tecnologia do Exército, a IMBEL agradece pelo prestígio que lhe foi oferecido nas mais diversas situações e formula votos de sucesso na nova etapa de vida. Ao Gen Ex Juarez, novo Chefe do DCT, desejamos felicidades na condução dos assuntos da área de Ciência e Tecnologia da Força Terrestre e que sua relação com a IMBEL seja marcada por realizações concretas que venham a fortalecer, cada vez mais, sua condição de empresa estratégica de defesa.