SEDE Brasília - SEDE
Cumprindo proveitosa Jornada de Trabalho na cidade de São Paulo, o Diretor-Presidente da IMBEL, Gen Div R1 Canhaci, acompanhado do Diretor-de Mercado, Cel R1 Carvalho, visitou a empresa química NITROQUÍMICA, com a qual firmou um Termo de Cooperação Técnica e assinou Memorando de Entendimentos (MOU) e Acordo de Confidencialidade (NDA) com a Universidade Presbiteriana Mackenzie.
No encontro realizado na sede da NITROQUÍMICA em 18 de abril, os diretores da IMBEL foram recebidos pelos Sr Marcos Cruz e Marcos Romanoski, respectivamente o CEO e o Diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Empresa. Na oportunidade, os executivos da NITROQUÍMICA abordaram aspectos que comprovam sua expertise de atuação na área química e apresentaram as possibilidades e ações envolvidas na parceria com a IMBEL.
A NITROQUÍMICA foi fundada em São Paulo, em setembro de 1935, sendo parte integrante do grupo Votorantim. Trocou de controle acionário em 2011, permanecendo com 100% de capital nacional e tornando-se uma Empresa Estratégica de Defesa (EED) em 2012. A empresa produz e comercializa nitrocelulose industrial e militar, esta ultima em parceria com a IMBEL, e exporta Nitrocelulose para mais de 70 países nos 5 continentes, absorvendo 20% do comércio mundial.
O Termo de Cooperação Técnica firmado entre a IMBEL e a NITROQUÍMICA prevê ações de enorme significado para as operações da IMBEL, tais como: aumento da capacidade de produção de NC militar; investimentos para modernização da sua planta por meio da substituição e manutenção de equipamentos; aumento gradativo no volume de atendimento para CBC nos próximos anos; análise da viabilidade de exportação da NC militar com a expertise de comercio exterior da Nitro; parceria no fornecimento de insumos críticos para produção de TNT, pólvoras, nitroglicerina, NC militar e outros produtos militares produzidos, dentre outras.
Assinatura MOU/NDA - Indústria de Material Bélico do Brasil – IMBEL e a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
O Exército Brasileiro, por intermédio do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), implementou o Sistema Defesa, Indústria e Academia (SisDIA), de abrangência nacional, cujo principal objetivo é promover a inovação, assumindo como pilares a Tríplice Hélice e a Inovação Aberta, buscando incrementar a cooperação entre as instâncias governamentais de todos os níveis, a base industrial brasileira e as universidades, como a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por exemplo.
No dia 19 de abril, o Diretor-Presidente e o Diretor de Mercado da IMBEL compareceram à sede da UPM para a assinatura de um MOU com aquele centro acadêmico, tendo por objeto permitir às duas entidades trabalhar em conjunto para estabelecer as bases de uma cooperação científico-tecnológica, visando à pesquisa e ao desenvolvimento de produtos e de processos produtivos, a elaboração de projetos, a realização de testes e avaliações, o uso compartilhado de laboratórios e a busca de soluções inovadoras em benefício das atividades da IMBEL® e da UPM.
A história da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) remonta ao século XIX, quando introduziu no Brasil uma série de práticas pioneiras e inovações pedagógicas. Em 1896 foi inaugurada a Escola de Engenharia – a mais antiga do país - em um prédio nomeado Edifício Mackenzie, dando origem ao Mackenzie College, que em pouco tempo passou a oferecer diversos cursos, passando, em 1952, à condição de universidade. Hoje, a UPM oferece diversos cursos de graduação, pós-graduação, Mestrado e Doutorado.
Além dos diretores da IMBEL, participaram do evento de assinatura do MOU o Chefe do Escritório do SisDIA São Paulo-SP, Gen Ex Modesto, o Reitor da UPM, Dr Marco Tulio de Castro Vasconcelos, e integrantes da Faculdade de Engenharia da UPM.