SEDE Brasília - SEDE
No dia 14 de maio, o Parque Tecnológico de Inovação (PIT) de São José dos Campos foi palco da 1ª Reunião do Comitê de Armamento Brasil-França, que marca o início do Plano de Ação da parceria estratégica entre as duas nações, firmada pelos respectivos Presidentes, juntamente com a Carta de Intenções entre a Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD) do Ministério da Defesa do Brasil e a Direção-Geral de Armamento da França (DGA), que deu origem ao Comitê.
O compromisso mútuo em respeitar os acordos nacionais e internacionais, especialmente no monitoramento de exportações, foi destacado pela SEPROD e pela DGA. Os objetivos principais desta reunião foram prospectar novos mercados de interesse comum para os Produtos de Defesa, favorecer exportações e desenvolver parcerias estratégicas.
Como exemplos de sucesso na relação entre Brasil e França, destacam-se o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) e o Programa HX-BR, bem como a produção de 50 helicópteros EC-725 pela empresa HELIBRAS.
O Diretor-Presidente da IMBEL, General Canhaci, esteve presente no evento e ao comentar sobre a escolha do PIT como sede, enfatizou: “Uma escolha muito oportuna, inteligente e fantástica porque é importante mostrarmos para essas delegações estrangeiras todo esse potencial tecnológico do Brasil e não há lugar que retrate melhor isso do que o Parque. Estamos no lugar certo, inspirando essas reuniões em um ambiente de inovação, busca por novas tecnologias e aplicação de conhecimento.”
Para esta primeira reunião do Comitê de Armamento, o PIT foi selecionado na busca por identificar empresas do Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos, além da Embraer S.A., visando prospectar possíveis negociações futuras.
Fonte: Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos