Indústria de Material Bélico do Brasil

IMBEL - Capacidades que Geram Poder de Combate
A a

Notícias

 

 

Projeto da IMBEL é premiado na SC Expo Defense Inovação e Tecnologia

 

 

SEDE Brasília - SEDE

Com a finalidade de ampliar a rede de contatos com o empresariado, autoridades civis e militares, expandir seus negócios e explorar o ecossistema de inovação, a IMBEL esteve presente na SC Expo Defense - Inovação e Tecnologia 2024, realizada nos dias 16 e 17 de maio, nas instalações da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).

A comitiva da IMBEL liderada por seu Diretor-Presidente, Gen Div R1 CANHACI, e integrada pelos Diretores de Mercado, Cel R1 CARVALHO, e de Inovação, Cel R1 THIERS, participou de rodadas de negócios com empresas da Base Industrial de Defesa (BID) a fim de prospectar oportunidades de negócios e ter contato com as mais recentes tendências e inovações tecnológicas.

A 3ª edição da SC Expo Defense - Inovação e Tecnologia - 2024 reuniu especialistas e entusiastas no campo da segurança e defesa e por meio de palestras, workshops e exposições, proporcionou a troca de ideias entre os participantes, além de trazer informações atualizadas sobre as principais iniciativas do segmento de defesa.

Neste ano, o evento sediou a entrega da premiação do 1º Concurso i9 Defense, uma parceria entre a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e o Grupo ISG, com o apoio do Ministério da Defesa. A iniciativa destina-se a premiar empresas da Base Industrial de Defesa (BID), que desenvolvam produtos inovadores com aplicabilidade na defesa nacional.

A IMBEL participou do concurso, sendo selecionada como uma das três empresas finalistas com o projeto Sistemas de Comunicações Além da Linha do Horizonte Empregando Equipamentos Táticos Definidos por Software (SCALHEETDS), desenvolvido em parceria com a empresa OCELLOTT. No dia 17 de maio, foi anunciado o projeto vencedor, cabendo à IMBEL o 2º lugar no certame, cujo prêmio foi recebido pelo Diretor-Presidente da Empresa.

O projeto Sistemas de Comunicações Além da Linha do Horizonte Empregando Equipamentos Táticos Definidos por Software (SCALHEETDS) vem sendo desenvolvido com o apoio financeiro da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP. Ele foi iniciado em novembro de 2023 e está na fase de concepção, com previsão de desenvolvimento de um novo produto de defesa. Ao final será obtido um Protótipo funcional no Estado da Técnica (TRL 7 ou 8), fundamentado no Rádio Definido por Software (RDS), Transceptor Multibanda TRC-1222 Rondon da IMBEL/FMCE, cuja família, nas versões veicular, manpack e hand held, integram o Projeto RDS-Defesa, conduzido pelo Centro Tecnológico do Exército (CTEx).

A P & D de novas funcionalidades no RDS TRC-1222 Rondon, agregará a comunicação pela banda X satelital, como o Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS) ou o Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), com redundância em High Frequency – HF (3 and 30 MHz), criando, assim, um acessório ao rádio que incrementará a capacidade de Comando e Controle (C2) das Forças Armadas, pelo emprego móvel ou por tropa desembarcada.

O resultado do projeto contribuirá, ainda, com a Soberania Nacional no setor de Comando e Controle das Forças Armadas e irá inserir o Brasil no restrito grupo de países, que dominam a tecnologia RDS com comunicação satelital e em HF, hoje todos situados no hemisfério norte. Essa conquista irá conferir ao país autonomia estratégica nesse setor.

O Projeto SCALHEETDS enquadrado pela FINEP na Linha Temática Tecnologias de Defesa sob o subtema Equipamentos de comunicações cognitivas e definidas por software, conta com uma equipe de 57 especialistas brasileiros, sendo 32 profissionais da Fábrica de Material de Comunicações e Eletrônica (FMCE) da IMBEL e 25 profissionais da empresa OCELLOTT, e prevê, ao longo dos trabalhos, a contratação de empresas da BID e consultores.

O projeto conta, também, com o apoio de diversas organizações militares, entre elas o Comando Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEX), órgão responsável, dentre outras atividades, de gerir as capacidades operativas de comunicações da Força Terrestre, auxiliando no levantamento de requisitos operacionais e técnicos, apreciação do protótipo funcional produzido e fornecimento de equipamentos de referência.

A IMBEL avalia como positiva a sua participação na SC Expo Defense 2024, não somente pelas importantes conexões empresariais e institucionais estabelecidas, mas, particularmente, pelo reconhecimento alcançado com a conquista do 2º lugar no Concurso i9 Defense, com o projeto SCALHEETDS desenvolvido em parceria com a empresa OCELLOTT. O resultado fortalece a rede de inovação tecnológica na qual a IMBEL está inserida e comprova a alta qualificação dos seus engenheiros na implementação de projetos inovadores com potencial transformador.

 

IMBEL – CAPACIDADES QUE GERAM PODER DE COMBATE

 

Assessoria de Comunicação institucional IMBE

Projeto da IMBEL é premiado na SC Expo Defense Inovação e Tecnologia

 

Notícias Anteriores