Indústria de Material Bélico do Brasil

Empresa Estratégica de Defesa e Segurança desde 1808
A a

Notícias

 

 

REPI - 90 anos produzindo energia limpa para a IMBEL

 

 

Fábrica de Itajubá - FI

A pequena central hidrelétrica (PCH) Rede Elétrica Piquete - Itajubá (REPI), concebida para atender à demanda energética das fábricas de Piquete e de Itajubá, completa nesta data 90 (noventa) anos de existência, sendo um exemplo de aproveitamento racional dos recursos naturais.

Em setembro de 1922 chegou à região uma comissão para estudar o melhor local de quedas d´água para construí-la. Depois de visitar vários locais, a comissão optou pela cachoeira dos Negros, pertencente em sociedade aos senhores Joaquim Francisco da Costa, Manoel Rodrigues e negros descendentes de escravos.

Por meio de feitas pela comissão do então Ministério do Exército, iniciou-se a construção da barragem, casa de máquinas, casas para os funcionários, estações transformadoras e tudo o que fosse necessário para a implantação da Usina.

No dia 08 de dezembro de 1932 foi oficialmente inaugurada a Usina Hidreletrica de Bicas do Meio, sendo o seu primeiro diretor, o Major Silvio Lisboa da Cunha, dano origem, mais tarde, a localidade de Wenceslau Braz onde está sediada.

Em 1934, o Presidente da República, Dr. Getúlio Vargas visitou a Usina recentemente construída e que no dia 05 de fevereiro de 1941 viria a receber a denominação de REPI – Rede Elétrica Piquete Itajubá, fornecendo energia elétrica às Fábricas de Piquete – SP e de Itajubá - MG. A partir de 2014, a PCH passou a fornecer energia elétrica exclusivamente à FI, estando a ela vinculada por meio da sua Divisão de Geração de Energia.

A REPI mantém uma capacidade geradora, com potencial instalado de 3,4 MW e desde junho de 2012 encontra-se associada ao Sistema Interligado Nacional (de energia elétrica), permitindo a geração de energia para o consumo da FI e a venda do excedente ao mercado.

Encontra-se numa fase adiantada os estudos para migração da IMBEL do mercado cativo para o mercado livre de energia elétrica, com expressiva participação da REPI na modelagem de negócio concebida, que juntamente com a carga das demais Unidades de Produção (FMCE, FJF, FE e FPV) possibilitarão maximizar os recursos de geração para as cargas de energia demandadas.

REPI - 90 anos produzindo energia limpa para a IMBEL

 

Notícias Anteriores